Venezuela intercepta navios da ExxonMobil em suas águas territoriais

Na noite de sábado, o Ministério das Relações Exteriores da Guiana disse que a Marinha Bolivariana da Venezuela havia interceptado um navio de exploração de petróleo que operava dentro das águas territoriais do país sob a bandeira das Bahamas e em nome da corporação de petróleo e gás americana ExxonMobil.

Marinha da Venezuela

Em comunicado oficial, o Governo da República Bolivariana da Venezuela informou que a Marinha Nacional Bolivariana detectou no dia 22/12/2018 "a presença inédita em águas jurisdicionais da Venezuela de dois navios de exploração sísmica, RAMFOR da bandeira das Bahamas e DELTA MONARCH da bandeira de Trinidad e Tobago, ambos contratados pela ExxonMobil transnacional. Os navios referidos estavam nas coordenadas Latitude 09 "17 '4" N Longitude 058 ° 15 · 7 "W e Latitude 09" 15'0 "Longitude 058 ° 17' 3w, na Projeção marítima do Delta do Orinoco de indubitável soberania da Venezuela".

O incidente fez aumentar as tensões e entre Caracas e Georgetown em 2015, quando a Guiana concedeu uma licença à ExxonMobil para explorar a região rica em petróleo.

Segundo o comunicado da Chancelaria Venezuelana, a ONU foi informada do incidente e foi feita uma "nota de protesto para o governo da República Cooperativa da Guiana em face desta violação inaceitável da soberania nacional que, muito além da controvérsia territorial sobre a Guayana Esequiba, ultrapassou com esta incursão sem precedentes todos os limites, ao pretender dispor de espaços marítimos da projeção do Delta Amacuro, de indubitável soberania venezuelana".

Sobre a invasão das águas territoriais venezuelanas, o Departamento de Estado dos EUA se prounciou pedindo "que a Venezuela respeitasse a soberania dos vizinhos.

Em resposta, a Venezuela "categoricamente rejeita a declaração do Departamento de Estado dos EUA sobre as ações soberanas para a proteção rigorosa das águas da Venezuela" afirmou em outro comunicado.

Com informações do Sputink