Procuradoria da Mulher apresenta projeto “Papo com Mulheres”

O projeto consiste numa roda de conversa para informar e formar a sociedade civil em torno do tema da equidade de gênero, empoderamento da mulher, enfrentamento do discurso sexista e misógino crescente na sociedade, que por muito tempo reduziu a participação das mulheres nos mais diversos setores.

Procuradoria da Mulher apresenta projeto “Papo com Mulheres”

A evolução e disseminação das ‘novas tecnologias’ da internet e da telefonia móvel mudaram a maneira como as pessoas vivenciam suas experiências sociais. A ampliação do círculo de pessoas alcançadas pelas chamadas redes sociais e a instantaneidade com que mensagens de voz e de texto, vídeos e fotos são trocados e replicados nesse ambiente virtual estão no cotidiano de uma parcela considerável da população brasileira.

Apesar de úteis e de facilitar ambientes de troca de informação e debate, as redes sociais e outras áreas da comunicação digital têm sido também um espaço de violências contras as mulheres. Pensando nisso é que a deputada estadual Augusta Brito (PCdoB), atual Procuradora da Mulher, em conjunto com as servidoras da Assembleia Legislativa, apresenta o projeto “Papo com Mulheres”.

O jardim da Universidade do Parlamento (Unipace) foi o local escolhido para a realização do evento, uma roda de conversa para informar e formar a sociedade civil em torno do tema da equidade de gênero, empoderamento da mulher e enfrentamento do discurso sexista e misógino crescente na sociedade, que por muito tempo reduziu a participação das mulheres nos mais diversos setores.

A ideia é que o Papo com Mulheres aconteça às primeiras quartas-feiras de cada mês, sempre às 17h, no Jardim da Unipace. O primeiro será realizado nesta quarta-feira (05), com o tema “Violência contra a mulher na internet”, e contará com a participação da professora e blogueira feminista, Lola Aronovich e da delegada Danielle Mendonça, adjunta da Delegacia da Mulher de Fortaleza.

Sobre o Projeto

Criado a partir da necessidade das servidoras da Assembleia Legislativa, em conjunto com a Procuradoria Especial da Mulher, de compartilharem pensamentos comuns, experiências, bem como reagirem a situações que buscam assujeitar e silenciar as mulheres, o Papo com Mulheres visa aprofundar o conhecimento e a reflexão da sociedade civil, em especial as mulheres, sobre os mais diversos assuntos através de rodas de conversas e debates.

A realização da roda de conversa é uma iniciativa da Deputada Augusta Brito, atual Procuradora da Mulher da Assembleia, e visa complementar o trabalho já desenvolvido pela Procuradoria, no intuito de empoderar as mulheres, trazendo a público debates sobre os mais variados temas, como violência, trabalho, participação na política, saúde, família, entre outros, na intenção de integração e ampliar a participação das mulheres, com o compartilhamento de experiências.

Palestrantes

Dolores Aronovich Aguero, mais conhecida como Lola Aronovich (Buenos Aires) é uma blogueira feminista e pedagoga argentina, naturalizada brasileira. Também atua como professora universitária e sua pesquisa é focada em literatura inglesa, cinema e questões de gênero. Aronovich mora em Fortaleza, onde integra os quadros do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Danielle Mendonça de Paula: delegada adjunta da Delegacia da Mulher de Fortaleza.

Serviço

Papo com Mulheres: Violência contra a mulher na internet

Local: Jardim da UNIPACE (Assembleia Legislativa)
Data: 05 de dezembro
Horário: 17h