Perseguido pela justiça do Equador, Correa pede asilo na Bélgica

Após governar o Equador por uma década, Rafael Correa voltou a morar na Bélgica, onde antes de ser presidente, era professor universitário. Porém, agora que se tornou alvo de perseguição da justiça equatoriana, ele pediu asilo político belga.

Rafael Correa - Reuters

No Equador, Correa está envolvido em uma batalha judicial com promotores equatorianos que acusam de envolvimento em um caso de sequestro. Em junho um juiz de Quito, capital do país, deu ordem de prisão ao ex-presidente, que agora está na Bélgica.

A justiça equatoriana ligou Correa na investigação depois que dois ex-agentes de inteligência, Diana Falcón e Raúl Chicaiza, indicaram em suas versões que a ordem de executar o sequestro do político Fernando Balda, ocorrido em 2012 em Bogotá, veio do próprio ex-presidente e seu secretário de inteligência.

O advogado de Correa, Caupolicán Ochoa, rejeitou a decisão e disse que obedece a pressões políticas, já que os elementos de condenação apresentados pela promotoria foram invalidados pela defesa do ex-líder.

O ex-presidente equatoriano tem ordem de prisão preventiva desde julho passado.