Nova edição do Corredor Cultural do Benfica terá vasta programação

Depois de recarregar as energias no feriadão, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará e a população de Fortaleza já podem anotar na agenda: neste fim de semana retorna o Corredor Cultural Benfica em sua terceira edição de 2018.

Corredor Cultural do Benfica

No dia 11 de novembro, domingo, o evento promove rica programação, composta de apresentações musicais e dança, mostra de cinema, atrações infantis, oficinas, visitas guiadas, feirinhas de artesanato e gastronomia, palco alternativo universitário e serviços para o cidadão. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e terão como espaço a Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853, Benfica) e arredores.

ENEM e mudança no trânsito local

A organização do Corredor Cultural Benfica chama a atenção para o fato de a data do evento coincidir com o segundo domingo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Como haverá interdição do trânsito entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Avenida 13 de Maio, tornando o espaço livre para os frequentadores das atividades, as linhas de ônibus que passam pela Avenida da Universidade serão desviadas por agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC).

Será repetida a parceria com a Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de Fortaleza, que terá o trajeto alterado para passar pelo evento a partir das 7h. No palco montado na Avenida da Universidade, o público pode conferir, a partir das 8h, aulões de ritmos e de zumba, apresentações do Quarteto de Cordas Flausino Valle e do projeto de extensão em dança Educadance e o cortejo do Maracatu Nação Pici.

Para as crianças

Os jardins da Reitoria da UFC e a Av. da Universidade serão ocupados por atrações para toda a família. Um dos espaços mais disputados, o Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), fica estacionado das 8h às 12h para receber crianças e pais com um variado acervo de jogos e brinquedos.

Oficinas e exibição de filmes

No auditório da Reitoria, das 9h às 12h, serão exibidos filmes de realizadores selecionados para o For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, que ocorre em Fortaleza Imagem: Foto de uma cama elástica com algumas essoas ao redor nos Jardins da Reitoriade 21 a 27 de novembro.

Serão ofertadas ainda, durante a manhã, oficinas de Confecção de Brinquedos Populares e Sustentáveis (8h a 12h), Circo (10h a 12h), Cultivo de Suculentas (10h a 11h), Bordado Livre (9h a 12h) e Isogravura e Colagem para Crianças (10h a 12h). As três primeiras ocorrem nos jardins da Reitoria, enquanto as duas últimas serão no Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854, Benfica).

Serviços para o cidadão

O público pode aproveitar também o Corredor Cultural para acessar diversos serviços da Prefeitura de Fortaleza e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza – ETUFOR (como os cadastros de bilhete único, carteira de estudante, passe livre e cartão de estacionamento para idosos). Quem gosta de jardinagem ainda tem como levar para casa mudas de plantas nativas, distribuídas gratuitamente pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA).

Tambores, carnaval e performance

A tarde será animada, das 15h às 17h, por bandas universitárias no palco alternativo Red Bull Music Breaktime Sessions. O novo espaço, como na edição anterior, será montado no estacionamento da rádio Universitária FM (Av. da Universidade, 2910, Benfica) e receberá grupos de diferentes estilos musicais, selecionados por meio de chamada pública.

A programação na Concha Acústica da Reitoria começa às 17h, com a batida do grupo Papo de Tambor, que vivencia a tradição cultural do tambor de crioula e reúne-se quinzenalmente no CUCA Mondubim. Na formação, estão educadores sociais, artistas e jovens da periferia, em um resgate autêntico e também formativo da expressão corporal, do canto e da dança afros.

A partir das 18h, o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, projeto artístico do Curso de Música da UFC em Fortaleza, apresenta seu quarto espetáculo, intitulado Que "caboclo" são vocês?. Sob coordenação da Profª Catherine Furtado, os 25 integrantes do Casa Caiada homenageiam ritmos nordestinos, como caboclinho, maracatu, boi-bumbá e coco, assim como folguedos, loas e expressões da fé popular. O grupo já é presença conhecida no desfile da Av. Domingos Olímpio durante o carnaval de Fortaleza.

Em seguida, apresenta-se o grupo de dança NewFunk, formado por moradores do bairro Demócrito Rocha. Com faixa etária entre 30 e 50 anos, eles ensaiam passos do funk melódico que marcou os anos 1980 e 1990.

Às 19h em ponto, sobe ao palco a banda feminista e bloco de carnaval Damas Cortejam. Idealizado por mulheres e de formação exclusivamente feminina, o grupo traz em seu repertório músicas que provocam e questionam o lugar das mulheres na sociedade, especialmente nos campos da arte e da cultura. As canções escolhidas são de intérpretes e compositoras mulheres ou trazem nomes, traços e histórias femininas. A banda promete um show de estilos musicais diversos, como MPB, xote, frevo, samba, rock, funk e axé, todos adaptados para versões percussivas.

Fechando a noite na Concha, às 20h, o público conhecerá as múltiplas personas de Silvero Pereira. Uma das maiores revelações nacionais de 2017, o multiartista volta à terra natal para apresentar o espetáculo que celebra sua passagem pelo quadro Show dos Famosos do Domingão do Faustão, na Rede Globo, mesclando-o a trabalhos de prestígio ao longo de sua carreira nos palcos.

No Silvershow, o ator encarna diferentes personagens e mostra um casamento afinado entre atuação e performance musical. Com direção dele próprio, produção de Luana Caiube e direção musical de Caio Castelo, Silvero interpreta grandes nomes da música, como Freddie Mercury, Steven Tyler, Cher, Edith Piaf e Gal Costa, além de Wesley Safadão e Pabllo Vittar, entre outros.

A programação do Corredor Cultural está disponível no site do evento e em sua fanpage no Facebook. Está prevista mais uma edição, a ocorrer em dezembro.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Universidade Federal do Ceará e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), com agradecimento à Enel, apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, apoio da Red Bull e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

Serviço

Corredor Cultural Benfica 2018 – terceira edição

Data: 11 de novembro de 2018 (domingo), das 7h às 21h
Local: entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica)
Acesso: grátis