Lewandoswki considera censura veto a entrevista de Lula

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou como censura a decisão do ministro Luiz Fux, também do STF, de cassar a autorização que Lewandowski havia dado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, de conceder entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Lewandowski, Presunção de inocência, a mais importante salvaguarda - Foto: Carlos Humberto/Época

A declaração foi dada enquanto Lewandowski falava do crescente protagonismo do poder Judiciário no Brasil durante debate na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Ao listar algumas “decisões surpreendentes”, ele citou por último a de Fux, sem citar o nome do colega.

“Essa decisão censurou um dos mais importantes veículos de comunicação do Brasil, impedindo que este veículo fizesse uma entrevista com um ex-presidente da República”, disse o ministro do STF, também sem citar o nome de Lula.

Lewandowski havia autorizado na sexta-feira (28) a colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, a entrevistar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão.

Poucas horas depois, entretanto, outro ministro da Corte, o ministro Luiz Fux suspendeu a decisão de Lewandowski e proibiu a entrevista. Fux ainda decidiu que, se a entrevista já tivesse sido realizada, sua divulgação estava censurada. Lula está preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde abril.