Fundador do PSDB diz que aproximação com Bolsonaro é equívoco

O ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso, o jurista José Gregori, criticou, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, a aproximação de alas do partido com o candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL). Um dos fundadores da sigla tucana, ele disse: "desde o momento que se soube da existência do Bolsonaro, ficou claro que ele é contra a nossa visão de democracia".

José Gregori

Questionado pelo jornal sobre como avalia a o fato de uma ala do PSDB defender o apoio a Bolsonaro no segundo turno, ele classificou o movimento como "um equívoco". "Minha posição é diametralmente oposta", afirmou. Segundo ele, o grande "sucesso" do PSDB e sua "justificativa histórica" foi seu um trabalho que ele chama de "desradicalização do Brasil", que vai no sentido contrário ao que representaria Bolsonaro.

Gregori defendeu ainda que os avanços nos direitos humanos no país foram fruto da ação de "gente que pensa, age, acredita e sonha de maneira diferente do Bolsonaro". Ex-titular da Secretaria Nacional de Direitos Humanos durante gestão do PSDB, ele argumentou que "a mensagem que justifica o aparecimento do PSDB é ter conseguido a manutenção de uma democracia que não se ajusta à concepção de democracia que Bolsonaro tem".