Comunistas estão entre os “Cabeças” do Congresso

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou a lista dos 100 políticos mais influentes. Os chamados “Cabeças” do Congresso são aqueles parlamentares que se diferenciam dos demais na condução de debates, negociações, votações, seja pelo saber, pelo senso de oportunidade, pela eficiência na leitura da realidade, e, sobretudo, pela facilidade de conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a tomada de decisão.

Cabeças Congresso 2018 - PCdoB na Câmara

Em 2018, o PCdoB mais uma vez esteve presente na relação. Seis parlamentares comunistas figuram entre os mais influentes do Congresso: a vice-líder da bancada, Alice Portugal (BA); o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara, deputado Daniel Almeida (BA); a vice-líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (RJ); a presidente do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE); o líder da bancada, deputado Orlando Silva (SP); e a senadora Vanessa Grazziotin (AM). Na lista de parlamentares em ascensão, ainda temos a presença da deputada Jô Moraes (MG).

Para o líder do PCdoB na Câmara esse é mais um importante reconhecimento da sua trajetória no Parlamento. Este ano, Orlando também esteve na lista do Congresso em Foco entre os 10 melhores parlamentares, segundo o júri especializado. “Estou muito feliz por mais este reconhecimento. É mais um estímulo para seguir firme com o nosso trabalho em defesa dos/as trabalhadores, da democracia e do Brasil”, afirmou Orlando Silva.

Pela nona vez na lista dos “Cabeças”, a deputada Alice Portugal reafirmou a importância de se manter na relação do Diap. “É uma instituição respeitada e para mim é motivo de orgulho estar nessa lista pela nona vez. É um reconhecimento da minha atuação parlamentar, em nome do PCdoB e em defesa de questões cruciais para o povo brasileiro”, comemorou.

A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período de avaliação, correspondente ao período de fevereiro a julho de 2018.

Os parlamentares foram classificados de acordo com suas habilidades, recebendo destaque sua característica principal. Desse modo, os comunistas tiveram destaque em três categorias: debatedor, negociador e articulador.

Escolhida na categoria “debatedora”, a senadora Vanessa Grazziotin também comemorou mais uma indicação. “Fico muito feliz de ter o reconhecimento de nossa luta incessante pelos direitos do povo, dos trabalhadores e na defesa do Amazonas. Estar entre os líderes do Congresso é também é resultado do apoio e da colaboração de sindicatos, associações e entidades do movimento social que lutam contra o atraso e o desmonte de direitos promovidos por Temer e sua base de deputados e senadores”, afirmou.

Na categoria “debatedores” também foram listados Alice Portugal, Jandira Feghali e Orlando Silva. De acordo com o Diap, nesta classificação se destacam parlamentares ativos, atentos aos acontecimentos e, principalmente, com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir, seja no Plenário ou na imprensa, os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso. A deputada Luciana Santos foi classificada como “articuladora”, o que significa, segundo a pesquisa, que tem “excelente trânsito nas diversas correntes políticas e cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria a credencia a ordenar e criar as condições para o consenso”. Já o deputado Daniel Almeida foi classificado como “negociador”, que são aqueles parlamentares “investidos de autoridade para firmar e honrar compromissos e estão respaldados para tomar decisões”.

“Estar, mais uma vez, entre os melhores parlamentares do Congresso Nacional é uma honra e um orgulho, porque vemos nosso trabalho avaliado e reconhecido. Melhor ainda é ver outros parlamentares do PCdoB compondo essa lista, refletindo a atuação séria da nossa bancada que é pequenina no tamanho, mas gigante nas ideias e na vontade de defender os direitos dos brasileiros e o melhor para nossa gente", avaliou a deputada Luciana Santos.