Frevo, dança do povo, resistência e alegria

O dia 14 de setembro é o dia do frevo, a dança alegre e frenética dos brasileiros de Pernambuco. Marcado, em seu nascimento, pela influência da capoeira, foi na origem uma dança de resistência e defesa dos blocos carnavalescos do Recife

Frevo

Com o tempo, o Frevo se transformou na música que evoca o Recife e a alegria do carnaval pernambucano. Em 2012, foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

De origem urbana, surgiu nas ruas do Recife nos fins do século XIX e começo do século XX, da mistura das marchas com as bandas militares do século passado, somando-se ainda as quadrilhas de origem européia. A música tem como base de seu nascimento as fanfarras constituídas por instrumentos de metal, velha tradição do povo pernambucano.

A palavra frevo vem de ferver, designa efervescência, agitação, confusão, rebuliço. O nome já estava na boca do povo de Pernambuco, mas foi usada pela primeira vez em um jornal local.

A música nasceu para dar vida ao carnaval de Recife, para animar o povo que comemorava nas ruas da cidade. Depois dividiu-se em alguns tipos específicos: o Frevo de Rua, que não possui letra, e serve para ser dançado; o Fevo-Canção, com uma parte introdutória e a outra cantada; e por fim o Frevo de Bloco, nascido de serenatas criadas por grupos animados que participavam do carnaval de rua na época. É tocado por pau e corda, violões, banjos e cavaquinhos, entre outros instrumentos; nos últimos anos foi introduzido também o clarinete e um coral composto por mulheres.

A dança desse ritmo é caracterizada pela sua individualidade na exibição dos movimentos, nascidos da improvisação individual, e que ao longo dos anos criou variados passos.

Esse estilo possui também utensílios e vestuário típico, como a pequena sombrinha colorida. Em sua origem esta não era um guarda-chuva conduzido pelos capoeiristas pela necessidade de ter na mão uma "arma" para ataque e defesa, já que a prática da capoeira estava proibida.

Conheça alguns dos Frevos mais famosos: