Aplicativo do Procon Fortaleza tem 12 mil downloads em menos de 24h

Em menos de 24 horas, pelo menos 12 mil consumidores já baixaram o aplicativo "Proconomizar", lançado na última terça-feira (11), pelo Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza). O aplicativo de pesquisas de preços em supermercados da capital foi desenvolvido em parceria com a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).

Procon Fortaleza

Com o novo app, o consumidor poderá ter acesso a preços de produtos e alimentos em supermercados, sem sair de casa. O levantamento dos preços será feito mensalmente pelos pesquisadores do Procon Fortaleza.

O aplicativo Proconomizar permite, por exemplo, que o consumidor consulte onde estão os preços mais baratos e os mais caros nos supermercados da capital, selecionando uma lista individual de produtos, a partir de sua preferência ou necessidade. Será possível ainda visualizar os preços nas regionais com localização do supermercado no "google maps" com opção de rota para encontrar o estabelecimento.

Além da economia financeira, a nova ferramenta também pretende diminuir o tempo de pesquisa dos consumidores. “Você não precisa olhar todos os encartes, visitar vários supermercados, é só olhar no aplicativo e decidir qual supermercado tem os menores preços dos produtos que você quer comprar”, diz Naiara Santos, consumidora que foi ao Procon registrar uma reclamação.

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, revela que a ideia surgiu da necessidade de levar as informações de preços de maneira mais acessível à população. “O segmento de alimentação é um dos mais caros e mais consumidos. E já fazemos pesquisas mensais de preço, então por que não colocar isso em um aplicativo?”, afirma. A Diretora também acredita que o aplicativo Proconomizar vai influenciar na redução de preços. "O consumidor pode sair ganhando, pois os supermercados também acompanharão a concorrência de preços, e toda concorrência é saudável para o consumidor", disse.

Virtual

Toda a pesquisa do Procon Fortaleza nos supermercados passa a ser virtual. A mudança traz agilidade na publicação e acesso aos dados, pois os preços dos 60 produtos coletados pelos pesquisadores nos supermercados vão direto para o aplicativo Proconomizar que, automaticamente, já realizará as análises de preços e variações.

A coleta de preços dos produtos é feita mensalmente nos supermercados da capital. Os itens são divididos em alimentação, carnes e aves, padaria, refrigerantes, frutas e verduras, higiene pessoal, limpeza doméstica ou cuidados e higiene infantis.

Como baixar

Aplicativo "Proconomizar", já disponível na plataforma android. Na iOS em fase de implantação. Mais informações pela Central 151.