Eleição de três turnos

Por Maria Fernanda Arruda*

Manuela e Haddad - Vino Camera

Pronto! Haddad é o candidato do PT e os dados foram, de fato, lançados. A corte togada, pouco afeita ao jogo democrático, encarou céus e terra para inviabilizar o principal candidato da história das eleições do país, Lula da Silva.

Coisa de burocracias anti-povo e que pouco se lixam com vontades populares! De qualquer sorte, essa será eleição de, ao menos, três turnos! A confirmação de Haddad altera completamente o 'lay-out' das peças do tabuleiro político. É que a percepção política dos eleitores será modificada em direção a um imbróglio político por fim, resolvido.

E Haddad já desponta como o principal candidato das oposições. Até o sete de outubro muitas e torrenciais águas escorrerão sob essa ponte enviesada de nome Brasil.

De qualquer modo, quem ignorar a força política e simbólica de Lula da Silva, o principal prisioneiro político do mundo contemporâneo, devida e adequadamente representada pelo professor e economista Fernando Haddad pode ser atropelado pela principal "Idéia" política do país desde a refundação democrática brasileira lá nos idos de 1985.

O recado está escancaradamente dado e a principal e mais decisiva disputa política de nossas acidentadas vidas, por fim, começa!

Maria Fernanda Arruda é escritora e colunista.