Chico Lopes: Em defesa da educação e dos direitos dos consumidores 

Na vida pública desde 1982, Chico Lopes (PCdoB-CE) busca uma nova sociedade, diferente no respeito ao ser humano e centrada na igualdade de direitos e de oportunidades. Professor das redes municipal e estadual de ensino, o deputado iniciou cedo sua militância em grêmios escolares, associações e sindicatos.

CDC da Câmara Federal questiona reajustes da gasolina

Integra o PCdoB desde 1968, quando o partido ainda era considerado clandestino pela ditadura militar. Com o movimento pela redemocratização, foi eleito vereador de Fortaleza por três mandatos, a partir de 1982, e concluiu, em 2006, seu segundo mandato como deputado estadual. No mesmo ano, foi eleito para a Câmara dos Deputados com 162 mil votos e está em seu terceiro mandato.

Em toda sua trajetória de luta manteve o compromisso com as causas do povo, como o direito à educação, à saúde e aos demais serviços públicos, além da defesa do consumidor e da moralidade na administração dos bens e recursos do Estado.

De origem humilde, Chico sabe das necessidades da população, sobretudo, do povo carente de seu estado. Na Câmara, destacou-se como integrante da Comissão de Defesa do Consumidor. Teve atuação marcante em importantes conquistas na educação, como o piso salarial nacional dos professores (lei à qual acrescentou emenda garantindo aos mestres o direito a um terço da carga horária de trabalho para atividades extra-sala, beneficiando centenas de milhares de professores) e o financiamento do ensino superior (como autor da emenda que ampliou de 60% para 100% o financiamento para os estudantes). Também participou ativamente das discussões do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014.

Também garantiu vitórias como a diminuição e o controle das tarifas bancárias, beneficiando milhões de consumidores de todo o Brasil, e esteve na linha de frente das articulações para a instalação da refinaria no Ceará, pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. É autor da lei do material escolar, que teve repercussão em todo o país e aliviou o bolso dos pais e mães, proibindo as escolas de exigirem itens abusivos.

Por sempre levantar a voz em defesa do povo, Chico Lopes conta hoje com o reconhecimento de integrantes das mais diversas classes sociais e atividades profissionais, como uma das maiores lideranças do Ceará.

Neste momento de duros ataques aos direitos sociais, Chico está na linha de frente da resistência ao desmonte do Estado, promovido pelo governo Temer. Votou contra o impeachment de Dilma Rousseff e a reforma trabalhista e denunciou a retirada de direitos. Também votou contra o congelamento dos investimentos sociais por 20 anos e contra a entrega do pré-sal às empresas estrangeiras.

Por entender a importância da luta contra tamanhos retrocessos, Chico Lopes disputa sua quarta eleição à Câmara dos Deputados nas eleições de 2018.