TSE retira propaganda com Lula do rádio

Depois de cassar o registro da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva,, a estratégia é fazer desaparecer o nome do ex-presidente da campanha eleitoral. A estratégia foi acatada pelo ministro Luís Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a suspensão de uma propaganda eleitoral no rádio da coligação PT-PCdoB-Pros.

Em Pernambuco e no Nordeste, Lula lidera com folga a corrida presidencial - Marlon Costa/Pernambuco Press

O magistrado acatou o pedido feito pelo Partido "Novo", de João Amoêdo, afirmando que "as transcrições do programa de rádio veiculado não parecem deixar margem a dúvidas, no sentido de que estão sendo descumpridas as deliberações do Colegiado", em referência a decisão do TSE da última sexta-feira (31), que impugnou o registro de Lula.

Na interpretação de Salamão, o programa que busca informar sobre a decisão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, a mais importante organização do mundo, que decidiu que Lula pode ser candidato e ser eleito presidente do Brasil, foi "frontal oposição ao que foi deliberado pela Corte", escreveu o magistrado.

O ministro desconsiderou o fato de que a decisão do TSE foi na madrugada de sábado (1º/9), o que dificultou a alteração de todas as propagandas ainda no sábado. Na decisão, Salomão disse que "há urgência para a decisão" e estabeleu multa em caso de descumprimento de sua decisão, no valor de R$ 500 mil para cada propaganda eleitoral veiculada no rádio.