Bancários do Ceará aprovam propostas da Fenaban e de bancos públicos

Reunidos em assembleia na noite da última quarta-feira (29), os bancários do Ceará deliberaram pela aceitação das propostas da Fenaban e dos bancos públicos (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste).

Bancários do Ceará aprovam propostas da Fenaban e de bancos públicos

A Fenaban apresentou uma proposta final, com reajuste salarial de 5% (aumento real de 1,18% sobre uma inflação do INPC projetada em 3,78%) e garantia de manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) válida para os empregados de bancos públicos e privados do Brasil.

A proposta prevê ainda acordo com validade de dois anos com manutenção de todos os direitos até 2020 e a reposição total da inflação (INPC), mais 1% de aumento real para salários e demais verbas em 1º de setembro de 2019.

As negociações com o Banco do Brasil, BNB e a Caixa Econômica Federal também garantiram a manutenção de todas as cláusulas dos acordos específicos, inclusive Saúde Caixa e PLR Social que estavam ameaçados. O BNB anunciou ainda a realização de dois concursos públicos, para nível médio e nível superior, o único a anunciar novas contratações via concurso público.

Com a aprovação das propostas, a primeira parcela da PLR será paga em 20 de setembro.