Cacá Araújo: Todos contra o fechamento das escolas públicas

"Quando a gestão abandona a escola, tornando-a um ambiente morto, as pessoas também a abandonam. Ao invés de fechar, deveriam torná-la democrática, atrativa e eficaz, bem equipada e de acesso comunitário”.

Por Cacá Araújo*

Cacá Araújo

O então prefeito do Crato-CE, Ronaldo Matos, tentou fechar várias escolas e foi barrado pelos movimentos populares e pelo PCdoB. Seu escolhido para sucessor, José Ailton Brasil, segue na mesma contramão e também precisa de forte oposição popular.

Quando a gestão abandona a escola, tornando-a um ambiente morto, as pessoas também a abandonam. Ao invés de fechar, deveriam torná-la democrática, atrativa e eficaz, bem equipada e de acesso comunitário. Não é um prédio, mas um complexo e profundo conjunto de valores culturais, carregado de história e de sonhos.

A política educacional dessa era Ronaldo/Ailton é um completo e contínuo desastre. Urge que se respeite o Plano Municipal de Educação, executando-o em benefício das comunidades, dos estudantes e dos profissionais que se doam cotidianamente sem a valorização merecida.

*Cacá Araújo é professor e Presidente Municipal do PCdoB no Crato.

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.