Lawfare avança na América latina, desta vez contra Cristina Kirchner

A guerra jurídica – Lawfare – contra líderes políticos da América Latina avança a passos largos. Nesta quarta-feira (22) o Senado argentino aprovou o pedido do juiz Claudio Bonadio revistar as casas da senadora e ex-presidenta do país, Cristina Kirchner. Desde o final do ano passado a líder peronista é alvo de perseguições judiciais.

Cristina Kirchner - Sputnik

Vale destacar que esta é a primeira vez da história da Argentina que um senador terá sua casa revistada. A liminar faz parte de uma investigação por suposta cobrança de propinas em troca de contratos de obras públicas.

Cristina usou a tribuna no Senado para denunciar a perseguição, em tom irônico afirmou: "Fui a primeira mulher presidente e vou ser a primeiro senador a ter casa invadida".

A ex-presidenta denunciou "o uso do Judiciário como instrumento de perseguição e impedimento de líderes populares". Na ocasião, citou como exemplos o caso do ex-presidente Lula, preso sem provas no Brasil, e de Rafael Correa que após deixar a presidência do Equador e voltar a morar na Bélgica, onde é professor universitário, recebeu uma ordem de extradição para se apresentar à Justiça equatoriana.

Outro senador argentino, Pino Solanas, entrou em defesa de Cristina e exigiu do juiz Bonadio que as buscas sejam realizadas sem promover “um circo midiático”. Afinal, a ex-presidenta já foi alvo de especulações da mídia hegemônica argentina mais de uma vez.