"Decisão da ONU sobre Lula reforça ideia de que a prisão é política"

Para a candidata a vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos (PCdoB), a determinação da Organização das Nações Unidas (ONU) em defesa do direito de Lula concorrer ao Planalto reforça a ideia de que a prisão do petista é política.

Luciana Santos

"Essa decisão da ONU só reforça o nosso entendimento de que a prisão de Lula é política. Ele tem o direito de ser candidato, e hoje os organismos internacionais coadunam com esse direito e com a vontade do povo brasileiro de levar Lula, novamente, à Presidência da República", disse.

Luciana, que também é deputada federal, afirmou ainda que tem percebido, nas ruas, a boa recepção da população à candidatura do ex-presidente. "Estamos nas ruas em Pernambuco e em cada recanto vemos o povo saudando a candidatura de Lula. Vemos o desejo de ver o Brasil ser feliz de novo", colocou.

"Compreendemos que essa decisão da ONU é importante, que agrega à nossa luta que, como bem disse nosso presidente Lula, não é a defesa da impunidade, mas tão somente a defesa da democracia", completou.

O Comitê de Direitos Humanos da ONU acolheu, nesta quinta (17) pedido de liminar formulado pela defesa de Lula contra a possibilidade de o ex-presidente não participar das eleições presidenciais. 

O comitê determinou ao Estado Brasileiro que “tome todas as medidas necessárias para permitir que o autor [Lula] desfrute e exercite seus direitos políticos da prisão como candidato nas eleições presidenciais de 2018, incluindo acesso apropriado à imprensa e a membros de seu partido politico.”

A liminar pede “que o autor [Lula] concorra nas eleições presidenciais de 2018 até que todos os recursos pendentes de revisão contra sua condenação sejam completados em um procedimento justo e que a condenação seja final.”