A primeira mulher transgênero a concorrer a governo estadual nos EUA

Os democratas do Estado norte-americano de Vermont tornaram Christine Hallquist a primeira política abertamente transgênero na história dos Estados Unidos a ser indicada por um grande partido para concorrer a um cargo de nível estadual, depois que ela venceu a primária das eleições para governador na terça-feira (14)

Christine Hallquist

Hallquist derrotou três outros democratas e enfrentará o atual governador Phil Scott, um republicano, na eleição geral do dia 6 de novembro, segundo resultados extraoficiais.

A candidata mostra-se confiante. "Amo Vermont, porque olhamos além de questões superficiais", disse. "Eu sou uma líder que por acaso também é transgênero. As pessoas de Vermont sabem disso. Elas votaram para me apoiar por conta do que farei por Vermont."

Entre as medidas propostas, Hallquist quer promover o acesso à internet banda larga no estado, além de ser uma defensora de políticas para o setor de energia mais em linha com a preservação do meio ambiente.

A disputa acontece em um momento de incerteza para os direitos dos transgêneros, que foram ampliados durante o governo do presidente democrata Barack Obama.

As medidas foram revertidas pela gestão do presidente republicano Donald Trump, em uma vitória para conservadores religiosos que só reconhecem gêneros sexuais tradicionais.

Os candidatos transgêneros esperam aproveitar os avanços alcançados em 2017, quando ao menos 10 conquistaram cargos em todo o país, desde legislaturas estaduais até comitês de planejamento urbano —o maior número já registrado.

Este ano, 43 transgêneros concorrem a cargos públicos de todos os níveis nos Estados Unidos, a maioria democratas, mas alguns como candidatos independentes, pelo Partido Verde ou para cargos apartidários, segundo Logan Casey, assistente de pesquisa da Escola de Saúde Pública T.H. Chan de Harvard.

Hallquist é a primeira candidata abertamente transgênero a ser indicada por um grande partido para governadora ou para qualquer outro cargo de nível estadual nos Estados Unidos.