Gal Kury: Sem a pesquisa científica seremos maestros sem música

“Com a proximidade das eleições o tema Educação virá à tona ainda mais forte e vamos ouvir falar da situação das escolas públicas, o acesso à universidade, a manutenção ou não das cotas sociais e raciais, entre outros assuntos relevantes e urgentes”.

Por Gal Kury*

CNPq indica que a ciência está cada vez mais feminina

Certa vez, estava em um táxi fora do Brasil e o motorista começou a conversar comigo. Em dado momento, eu disse que dava aula em uma universidade. Ele então exclamou com muita satisfação: "Ah, usted es una maestra!". Aquela palavra me soou de uma maneira tão instigante que me fez refletir sobre o papel de um professor em sala de aula. Estar diante de dezenas de alunos conduzindo uma aula é realmente uma analogia muito pertinente com o trabalho de um maestro diante de uma orquestra. Explorando o melhor de cada músico para quem em harmonia executem uma música. E quem criou essa música? Ou o conteúdo, os estudos daquele tema, a teoria em que os professores se embasam para desenvolver as aulas? O pesquisador científico ou, continuando a analogia, o compositor.

Já são abissais os desafios, as dificuldades e a falta de estímulos para fazer ciência no Brasil, e quando recebemos a notícia de que o Capes, CNPq e Finep – órgãos de fomento à pesquisa – podem ficar sem dinheiro para pagar milhares de bolsistas a partir de agosto do ano que vem devido aos cortes previstos para seu orçamento é uma realidade chocante e desestimulante.

Com a proximidade das eleições o tema Educação virá à tona ainda mais forte e vamos ouvir falar da situação das escolas públicas, o acesso à universidade, a manutenção ou não das cotas sociais e raciais, entre outros assuntos relevantes e urgentes. Porém, examinando os principais temas, ninguém cita o aumento ou pelo menos a manutenção das bolsas aos pesquisadores brasileiros. E aí, é um assunto que não dá buchicho, as pessoas não se interessam por isso?

Existe até o "Educação Já!", uma articulação com instituições e especialistas destinada a elaborar um plano estratégico para o setor. Ficamos num misto de apreensão e esperança de que os candidatos possam se inspirar e orientar as reformas educativas, tanto no âmbito da elaboração de programas como da definição de novas políticas de incentivo à pesquisa.

*Gal Kury é consultora de marketing e professora universitária

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.