Manuela é a expressão atual e distintiva do PCdoB, diz coordenadora de campanha

"Temos hoje uma candidata com todas as condições de enfrentar uma campanha presidencial", avalia Nádia Campeão, coordenadora de campanha da candidata à Presidência da República pelo PCdoB, Manuela d'Ávila. Durante a convenção nacional do partido, realizada no último dia 1º de agosto, Nádia apresentou um balanço das atividades da presidenciável desde que foi anunciada pré-candidata ao Planalto, em novembro de 2017.

Por Dayane Santos

Manuela Convenção - Richard Silva/PCdoB na Câmara

Segundo ela, em oito meses a pré-campanha de Manuela alcançou "inúmeros êxitos" e se firmou como uma candidata ao Planalto reconhecida por suas bandeiras em defesa de um projeto nacional de desenvolvimento, dos direitos trabalhistas, da defesa da candidatura e liberdade do ex-presidente Lula, defesa da unidade, do feminismo, da democracia e da liberdade.

"Em curto espaço de tempo, sob circunstâncias políticas turbulentas, com poucos recursos, combinando a pré-campanha com o mandato de deputada estadual, sem contar (também o PCdoB) com experiência neste tipo de disputa majoritária nacional própria, ainda assim, a candidatura de Manu cresceu, convenceu, conquistou respeito político e se tornou relevante no cenário eleitoral, onde se apresentam políticos com amplo recall de eleições anteriores", salientou Nádia.

Na análise da coordenação de campanha, a pré-candidatura de Manuela projetou o partido, dando visibilidade às propostas e ao perfil da candidata. "De modo que a pré-candidatura da Manuela tem sido o elemento novo dos mais significativos deste processo eleitoral", frisou.

Nádia apontou que esse resultado positivo é fruto do perfil diferenciado de Manuela que, com competência, soube conjugar o conteúdo programático do Partido com questões novas e atuais. A presença ativa nas redes e a facilidade de comunicação de Manuela também foi citado como ponto de vantagem.

A coordenadora da campanha também destacou a disposição do PCdoB, com o forte envolvimento da direção, da militância e da bancada de parlamentares, em , de lançar e sustentar a pré-candidatura,.

"E na base destes dois fatores está a política justa do Partido e de nossas idéias programáticas para o enfrentamento da situação brasileira", declarou.

Campanha em números

O balanço apresentado por Nádia demonstrou que Manuela manteve um ritmo intenso de atividades com viagens, entrevistas, participação em encontros e debates em cidade de diversos estados dos país. A agenda ainda incluiu as atividades parlamentares, já que Manuela é exerce o mandato como deputada estadual no Rio Grande do Sul.

Ela ainda realizou três viagens internacionais para discutir a situação brasileira: Sevilha, Lisboa (PCP e Fundação Saramago), Uruguai (Frente Ampla) e Argentina (Cristina K. e mães da Praça de Maio).

Nádia disse ainda que Manuela concedeu 89 entrevistas, sendo 23 delas em veículos de influência nacional e internacional, além dezenas de coletivas a rádios regionais, TVs locais e blogs progressistas.

"Nas redes sociais, Manuela está entre os três pré-candidatos mais bem colocados, sem robôs, sem fakenews, com alta taxa de interação. Entre Facebook, twitter e instagram Manuela tem mais de 1 milhão e duzentos mil seguidores. Só o facebook foram mais de 4 milhões de engajamentos", apontou.

"Por tudo isso, concluímos que a pré-candidatura da Manu chegou muito além do que imaginamos, positivamente. Trouxe consigo, para o PCdoB e para a eleição, grande capital político e capacidade de influenciar e se comunicar; vincou a força das mulheres, da juventude e da esquerda; consolidou presença no campo progressista e na defesa de Lula", analisou.

E conclui: "É portanto, uma candidatura indispensável na disputa nacional. Nova fase se inicia a partir de agora e devemos nos preparar rapidamente para ela, mas uma coisa é certa: Manuela seguirá sendo, por todo o Brasil, a expressão atual e distintiva do PCdoB".