8 partidos realizam convenção e definem quadro eleitoral para outubro

Com a pressão do calendário eleitoral, 12 partidos realizaram as suas convenções nacionais neste sábado (4) para definir seus candidatos ou coligações para as eleições de outubro.

Convenção PT Lula candidato - Ricardo Stuckert

De acordo com o Tribunal Superior eleitoral (TSE), este é o último fim de semana para a realização de convenções partidárias. O PT, PSDB e a Rede Sustentabilidade, oficializaram respectivamente, Luiz Inácio Lula da Silva, Geraldo Alckmin e Marina Silva como candidatos à Presidência da República.

"Hoje a nossa democracia está ameaçada. Há dois anos deram um golpe parlamentar para destituir a presidenta Dilma Rousseff, rasgando a Constituição. Agora querem fazer uma eleição presidencial de cartas marcadas, excluindo o nome que está à frente na preferência popular em todas as pesquisas", afirmou por meio de carta o ex-presidente Lula, se referino a cua prisão injusta e a tentativa da direita e setores o Judiciário de impedir o seu direito de ser candidato. A carta foi lida durante o encontro nacional da legenda. 

Em convenção o Pros definiu pelo apoio a candidatura de Lula. O PT ainda não definiu quem vai compor a chapa como vice.

Na convenção tucana, Alckmin discursou dizendo que vai "mudar o Brasil para garantir a todos, especialmente aos mais humildades, direitos, condições dignas e oportunidades para progredir na vida", citando professores e trabalhadores de fábricas de periferias, entre outras profissões.

No entanto, tem defendido a manutenção da reforma trabalhistas, o fim das universidades públicas, a reforma Previdenciária e o teto de gastos (que congela os investimentos públicos por 20 anos). Portanto, a conta não fecha.

O tucano terá como vice a senadora Ana Amélia (PP-RS) será a vice na chapa, além do apoio mais sete partidos na coligação: DEM, PR, PRB, PSD, PTB, PPS e Solidariedade, sendo o candidato com mais tempo de rádio e TV por conta dessas alianças.

Marina, que sairá candidata pela terceira vez consecutiva, fechou apenas a aliança com o PV, tendo Eduardo Jorge como vice. Apesar de não conseguir atrair outras forças para a sua campanha, ela disse em convenção que a sua candidatura é a que está "em melhores condições de unir o Brasil".

O autodenominado Partido Novo também confirmou o empresário João Amôedo para disputar a corrida presidencial. O Patriota oficializou o deputado federal Cabo Daciolo (RJ) como nome da legenda para a Presidência da República.

Outra legenda a oficializar seu candidato foi o Podemos que confirmou a escolha de Alvaro Dias à Presidência da República. Seu vice na chapa é o economista Paulo Rabello de Castro, do Partido Social Cristão (PSC). Rabello havia lançado a sua pré-candidatura a presidente, mas desistiu da candidatura própria para se aliar ao Podemos, que também fechou coligação com o PRP e o PTC.

Sem candidatura própria, PPS anunciou o apoio em suas convenções à candidatura tucana. O PHS anunciou o apoio a Henrique Meirelles (MDB), ex-ministro de Temer

Luiz Inácio Lula da Silva na disputa para o que seria seu terceiro mandato como chefe do Executivo. Condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no caso do triplex de Guarujá, Lula está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Pelas redes sociais, a militância petista já foi convocada para o encontro.

Em Curitiba, o Podemos também faz sua convenção nacional para confirmar o senador Álvaro Dias (PR) na disputa pelo Planalto.

Com isso, os nomes confirmados para disputar à Presidência da República são:

» Manuela D'Ávila (PCdoB)

» Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

» Ciro Gomes (PDT)

» Geraldo Alckmin (PSDB)

» Guilherme Boulos (PSOL)

» Henrique Meirelles (MDB)

» Jair Bolsonaro (PSL)

» Alvaro Dias (Podemos)

» Cabo Daciolo (Patriota)

» João Amoêdo (Novo)

» José Maria Eymael (DC)

» Marina Silva (Rede)

» Vera Lúcia (PSTU)


Domingo

Neste domingo, o PSB faz sua convenção em Brasília. A legenda tem mantido conversas . cortejado por Ciro Gomes (PDT) e Lula (PT).

Em São Paulo , o PPL deve confirmar a candidatura de João Vicente Goulart, filho do ex-presidente da República, João Goulart. E o PRTB deve oficializar pela terceira vez o nome de Levy Fidélix para disputar a vaga de Presidente da República.

O PTC também fará sua convenção nacional, quando deve anunciar apoio à chapa de Álvaro Dias.