Lideranças da juventude participam do Curso PCdoB e as Eleições

São Paulo, 27 de julho. Descendo a rua Conselheiro Carrão, no Bixiga, rumo da rua Santo Antonio, fica ali à esquerda, número 577, uma casa cheia de jovens. Aguardam a aula do Curso PCdoB e as Eleições, oferecido pelo Comitê Estadual do PCdoB em São Paulo.

cpe juventude

O formador chega. Moças e moços na calçada, na entrada do pequeno auditório, fumam e conversam. Enquanto um deles instala equipamentos e outro chama a tropa, um terceiro vem dizer que a reunião da executiva estadual da UJS ainda não terminara, o que adiaria por algum tempo o início dos trabalhos.

No decorrer da aula, foram chegando, aos poucos, os retardatários. No telão, a tática e a estratégia dos comunistas era exposta à luz dos conceitos do marxismo-leninismo. O formador começa pela caracterização do PCdoB, passa pela contradição entre nação e imperialismo, fala de luta de classes, raciocínio dialético-materialista, projeto nacional de desenvolvimento e chega à Frente Ampla, Manuela D'Ávila e Orlando Silva. Termina com um exercício de possíveis cenários para eleição paulista.

A turma participa animada. Questiona, faz piada, agrega seu próprio repertório de conhecimento e seu quinhão de sabedoria. A aula teve início nas proximidades das 19h, e só terminou às 23h por decreto do formador. Dependesse da estudantada, a coisa enveredava madrugada adentro.
O CPE da Juventude reuniu a nata da liderança comunista jovem do estado de São Paulo.

Dirigentes da UJS, da UPES, UMES, UBES, UEE,centros acadêmicos, DCEs, núcleos, a maioria dos 24 presentes possui pouco tempo de PCdoB e tem grandes responsabilidades nas mãos. Todos apresentam, no entanto, grande discernimento diante da quadra política altamente incerta e instável que o Brasil atravessa. Ao mesmo tempo, têm sede de formação política e teórica. Vários solicitaram participação em diferentes níveis da grade da Escola Nacional do PCdoB João Amazonas.

O CPE é um curso de carga horária de 3 horas, destinado à mobilização e capacitação no período de pré-campanha do Partido. Tem se mostrado importante e eficaz instrumento de mobilização de filiados, militantes, dirigentes partidários e apoiadores de pré-candidaturas. Com a turma da juventude, chega a mais de 250 alunos atendidos. Há CPEs marcados em Araçatuba, Ribeirão Preto e Carapicuíba. Aguardam-se as definições de datas de Campinas, Marília e Araras.