Josué Gomes diz não a Alckmin pela segunda vez

Os aliados não tiveram sucesso nas investidas para tentar convencer o empresário Josué Gomes (PR), filho do falecido ex-vice-presidente José de Alencar, a aceitar ser o candidato a vice na chapa com Geraldo Alckmin (PSDB). O tucano já foi avisado da fracassada tentativa e, diante disso, o bloco chamado de centrão – DEM, PR, PRB, PP e Solidariedade – está à caça de um vice.

Josué Gomes - Reprodução

Ao ser pressionado para aceitar a vaga de vice, Josué informou que não quer formar a chapa com Alckmin por motivos familiares. O bloco ainda não desistiu de Josué, mas acreditam que há poucas chances para reverter a posição do empresário.

Josué já havia manifestado sua posição declinando do convite tucano. A primeira razão seria a convivência boa e fraterna entre a família dele, em especial, a mãe, D. Mariza, de 83 anos, e a família do ex-presidente Lula, de que o pai do empresário foi parceiro de chapa por oito anos. Além disso, politicamente, houve primeiro o convite do PT para que Josué integrasse a chapa.

Mas há quem diga que também houve um convite do PT a Josué para compor a chapa de Lula, mas que acabou não se concretizando pela insegurança do PR de que o ex-presidente conseguir efetivamente ser o candidato.

A programação do PSDB era anunciar oficialmente o apoio ao tucano nesta quinta-feira (26) já com o nome do vice. Lideranças do bloco se reuniram nesta quarta com Alckmin para discutir as alternativas. E uma nova reunião acontece nesta quinta, após o anuncio oficial do apoio.

A falta de consenso entre os grupos tem gerado um impasse na escolha do vice. Já foram apresentados nomes como o da senadora Ana Amélia (PP-RS), do ex-ministro Aldo Rebelo (SD-SP), do ex-deputado Mendonça Filho (DEM-PE), mas cada um enfrenta uma resistência diferente entre os grupos.