PCdoB capixaba realizará sua convenção eleitoral no dia 04 de agosto

 No próximo dia 4 de agosto o Partido Comunista do Brasil realizará sua Convenção Estadual para consolidar sua tática visando as eleições de outubro de 2018, definir sua posição sobre candidaturas ao governo do estado, senado, coligações e aprovação dos nomes dos e das camaradas que disputarão o próximo pleito, em especial a definição da composição de nossas chapas para concorrer a vagas Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

 Claudio Machado*

Nossa prioridade é a reeleição do deputado federal Givaldo Vieira, para que o PCdoB do Espírito Santo continue a ter representação no poder legislativo nacional, representado por um parlamentar como Givaldo, que ao longo dos 4 anos de seu mandato, que se completam em 2018,demonstrou ser um destacado lutador pelas causas maiores de nosso estado e de seu povo, em especial dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade.

No rol de nossas prioridades maiores para o pleito eleitoral que se avizinha, destaca-se também a conquista de vagas na Assembleia Legislativa,objetivo para o qual contamos com um destacado grupo de pré-candidatos e pré-candidatas, de todas as regiões do estado, lideranças oriundas do movimento popular e sindical, cujo potencial de votos nos permitirá concorrer às eleições proporcionais estadual com chapa própria, com chances reais de elegermos deputados e deputadas, ficando a possibilidade de coligação submetida à obtenção de maior desempenho do que o que poderemos alcançar com esforço próprio.

Para o senado, o PCdoB está apresentando a pré-candidatura de Namy Chequer, militante do Partido ha mais de 4 décadas, jornalista, historiador, ex-vereador da capital por 5 mandatos, tendo exercido também a presidência da Câmara de vereadores no período de 2015 a 2016. Por sua experiência e qualificação, Namy é um dos mais preparados quadros políticos do Espírito Santo, com plenas condições de travar debates de alto nível e apresentar para a sociedade capixaba as alternativas que o Partido Comunista do Brasil tem para o desenvolvimento do estado, apontando a melhor política econômica, capaz de gerar e distribuir renda na cidade e no campo, capaz de capitalizar o tesouro estadual para que haja mais investimentos em saúde, educação e segurança pública. Ao mesmo tempo propor a constituição de mecanismos, normas e meios que permitam a redemocratização da relação do estado e do governo com a sociedade civil, rompendo com o autoritarismo crescente imposto pela gestão que se encerra.

Para além dessas tarefas, a direção estadual do PCdoB também dedica e dedicará parte de seu esforço para a pré-campanha e campanha de Manuela D’Ávila à presidência da república, apresentando à sociedade capixaba o projeto de nação proposto pelo Partido e levado a todos os cantos do Brasil por Manuela, nos debates e entrevistas que participa, como em todos os eventos presenciais e meios virtuais onde ela possa levar sua voz, que é a nossa voz, sem deixar de a todo tempo e em toda oportunidade contribuir para a unificação do campo de esquerda e progressista, como caminho seguro para a 5ª vitória do povo.

Íntegra do edital de convocação da Convenção Eleitoral:

Edital de Convocação da

Convenção Eleitoral Estadual do

Partido Comunista do Brasil no Espírito Santo

PCdoB/ES

 

A Comissão Política Estadual do Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil, no Espírito Santo – PCdoB/ES, no exercício de suas atribuições previstas no Estatuto do Partido Comunista do Brasil - PCdoB e nos termos da Lei 9.504/97 CONVOCA a Convenção Eleitoral Estadual do PCdoB, que será realizada no dia 4 de agosto de 2018, com início às 09 horas e encerramento previsto para às 13 horas, no auditório do IFES, Campus Vitória, Avenida Vitória, 1729 - Vitória - ES, de acordo com o que estabelece o presente Edital:

 

Art. 1º A Ordem do Dia da Convenção Eleitoral Estadual do PCdoB/ES convocada nos termos deste Edital será constituída dos seguintes temas:

 

I. Escolha dos(as) candidatos(as) a Governador(a), Vice-Governador(a), Senador(a) e seus suplentes; Discussão e deliberação sobre a coligação majoritária para a eleição de Governador(a) e Vice-Governador(a) Senador(a) e seus suplentes

III. Escolha dos(as) candidatos(as) a Deputado(a) Federais e Estaduais do Partido, bem como o sorteio e indicação dos respectivos números

 

IV. Discussão e deliberação sobre a coligação proporcional para a eleição de Deputados(as) Federais e Estaduais;

 

V. Pontos programáticos do PCdoB para as eleições de 2018

 

IV. Delegação de plenos poderes à Comissão Política Estadual para deliberar sobre os temas constantes dos incisos deste artigo, bem com sobre quaisquer assuntos ou ato necessário referentes ao processo eleitoral, após a realização da Convenção Eleitoral Estadual.

 

Art. 2º - A Convenção Eleitoral Estadual deliberará mediante voto aberto, único e intransferível, por maioria simples dos presentes e será constituída:

I.    Pelos membros do Comitê Estadual;

II.    Por delegados(as) indicados(as) pelos Comitês Municipais.

Parágrafo Único – Os Comitês Municipais de Serra, Cariacica, Vila Velha e Vitória poderão indicar por município, 08(oito) delegados(as) e até 03(três) suplentes, e os demais municípios, 02 (dois) delegados(as) e 01(um) suplente, em reunião de seu Comitê Municipal ou de sua Comissão Política, que deverão realizar-se até o dia 28 de julho de 2018, lavrando-se em ata suas decisões.

 

Art. 3º O presente Edital será divulgado no Portal do PCdoB (www.pcdob.org.br), em página eletrônica disponibilizada na rede mundial de computadores.

 

Vitória - ES, 23 de julho de 2018.

 

Givaldo Vieira da Silva

Presidente Estadual do Partido Comunista do Brasil no Espírito Santo

PCdoB/ES