Facesp: Formação em políticas de moradia dá fôlego à luta em SP

A Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo (Facesp) e Movimento Unidos pela Habitação (Muhab) em parceria com Assessorias Técnicas realizaram nesta sábado (21), o Seminário "Formação para Lideranças dos Movimentos de Moradia, Conselheiros de Habitação e Associação de Moradores de Bairros e Favelas.

Antonio Pedro de Sousa, o Tonhão , da Facesp - Acervo pessoal

O objetivo foi aprofundar o conhecimento sobre as novas regras do Programa Minha Casa Minha Vida – Entidades, publicadas no dia 7 de Junho. Dezenas de Entidades de 15 municípios estiveram presentes.   

Antonio Pedro de Sousa, o Tonhão, Tonhão e Delvanice da SIlva Couto, representando a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) fizeram uma análise da situação política abordando os retrocessos sociais econômicos e políticos ocorridos no Brasil, desde o golpe orquestrado por Temer em 2016, que desrespeitou a vontade do povo e a Democracia.

Rede Globo: Porta-voz da criminalização

Também foi discutido o processo de criminalização dos movimentos sociais que na grande mídia seu maior porta-voz. A Rede Globo já tem, a muito tempo cumprido o papel de tentar marginalizar a luta dos movimentos do campo e da cidade, tendo como reflexo o aumento desenfreado da violência e assassinato de lideranças populares.

As Assessorias Técnicas: ALPINCORP e CAT – Central Americana deram Treinamento e Serviços deram palestras sobre as novas regras do Minha Casa Minha Vida – Entidades. Foram explicações muito didáticas abordando a importância da autonomia dos movimentos na auto e cogestão de projetos para as famílias de baixa renda, que são excluídas de outros programas. Ressaltou-se muito a necessidade das Entidades se capacitarem, além de já fazerem a luta e a pressão política pela moradia, também conhecer o processo da elaboração de projetos.

No período da manhã a entidade anfitriã do Seminário, a ASTA – Associação dos Sem Teto de Americana, filiada a FACESP formalizou o Convênio com a Secretaria Estadual de Habitação para receber o aporte de recursos do Programa Casa Paulista que atenderá mais de 400 famílias. Além das Entidades, estiveram presentes neste evento o Secretário de Estado de Habitação – Paulo Cezar Matheus, o Prefeito de Americana – Osmar Najar, Dep. Estadual Gustavo Petta e Federal Orlando Silva. Foi um evento que revigorou os movimentos de moradia e as associações comunitárias de São Paulo.