Aluno do IFCE cria dispositivo que economiza água de chuveiros

Júlio Rocha, formado em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus de Quixadá, é um dos cinco selecionados, em todo o país, para participar da residência hacker do Red Bull Basement. O ex-aluno, orientado pelo professor Rérisson Máximo, concorreu com o projeto, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de um dispositivo automático para chuveiros, que permite economia de água.

Aluno do IFCE cria dispositivo que economiza água de chuveiros

Essa residência seleciona projetos com potencial de transformação e impacto social, que já estejam em estágio de produção. O dispositivo é para chuveiros domésticos, e só libera o fluxo de água quando tem uma pessoa embaixo; assim que a pessoa se afasta, o fluxo é interrompido. Além da economia de água, o produto tem outra vantagem: é feito com material de baixo custo.

O ex-estudante explica como a ideia surgiu: “Foi durante um banho, porque eu sempre gastei muita água. Então, pensei como seria cômodo ter um dispositivo que controlasse o fluxo (de água) sem eu ter que ficar fechando e abrindo. Inspirei-me nas torneiras de shopping”.

Agora, com a participação na residência, Júlio terá dois meses para desenvolver e melhorar a ideia. Os trabalhos têm início 21 de julho, e seguem até 16 de setembro, na cidade de São Paulo.