Augusta Brito comemora avanço para criação de Universidade na Ibiapaba

Sonho antigo dos jovens e dos moradores da Ibiapaba, o Campus da UFC na Ibiapaba está cada vez mais próximo de se concretizar. Uma das principais bandeiras de luta da deputada estadual Augusta Brito (PCdoB) é a educação, especialmente a formação dos jovens ibiapabanos. Desde o início de seu mandato, em 2015, a parlamentar tem procurado formas de levar a Universidade para a Região da Ibiapaba, a fim de beneficiar mais de 50% da população da serra.

Augusta Brito comemora avanço para criação de Universidade na Ibiapaba

Em 2016 foram realizadas duas audiências públicas com representantes das cidades da Ibiapaba para verificar a demanda de cada município e a melhor forma de implantação da Universidade. Audiências foram realizadas na Assembleia Legislativa e na cidade de São Benedito.

Ainda em 2016 foi aprovada na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara Federal, sob a relatoria do deputado federal André Figueiredo (PDT), a criação a Universidade Federal da Ibiapaba. A Universidade beneficiará diretamente nove municípios cearenses, integrantes da microrregião de Ibiapaba, onde residem cerca de 350 mil pessoas.

Por iniciativa de Augusta Brito, foi criada ainda a Frente Parlamentar em defesa da Implantação da Universidade da Ibiapaba, com a intenção de engajar o parlamento cearense na discussão e agilizar o estudo de viabilidade técnica, item obrigatório para implantação de um Campus na Ibiapaba.

Primeira etapa concluída

Neste mês de julho foi entregue o relatório de Estudo de Viabilidade Técnica, conquistado através de verba destinada pela deputada Augusta Brito, realizado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitece). Este é um importante passo para a concretização do Campus da Universidade Federal na Ibiapaba. O próximo passo é a entrega oficial do Estudo ao Governo Estadual, após o período eleitoral. Depois, segue o processo de implantação.