López Obrador conquista maior número de deputados no México

Com 99,89% dos votos apurados no México, as eleições para deputados também deram vitória à coalizão de partidos que apoiou o presidente eleito Andrés Manuel López Obrador.

Andrés Manuel López Obrador - AP

A coalizão Juntos Faremos História, que apoiou a candidatura presidencial de Andrés Manuel López Obrador elegeu no mínimo 308 deputados na Assembleia.

Com 99,89% dos votos dos distritos apurados para a eleição de deputados federais, a coalizão liderada por Obrador, integrada pelo Movimento de Regeneração Nacional (Morena), o Partido do Trabalho (PT) e o Partido do Encontro Social (PES) elegeu a maioria dos deputados.

A aliança México à Frente, que apoiou Ricardo Anaya, formada pelo Partido de Ação Nacional (PAN), Partido da Revolução Democrática (PRD) e o Movimento Cidadão (MC), aparece em segundo lugar, com 120 deputados.

A aliança Todos pelo México, do candidato José Antonio Meade, formada pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI), Partido Verde Ecologista Mexicano (PVEM) e Nova Aliança (Panal), pode chegar a 62 deputados.

O Morena, partido de Obrador, recebeu nas eleições para deputados cerca de 21 milhões de votos. O PRI, que dominou a vida política mexicana durante quase todo o século 20, alcançou 9 milhões de votos.