Willamy Macedo: ACES, um presente dos estudantes ao Ceará

“O Estado do Ceará hoje detém uma das melhores educações públicas do Brasil. Das 100 melhores escolas, 77 se encontram no estado e com toda certeza a luta dos estudantes tem papel determinante na priorização da educação. Ainda há muitas batalhas para a construção da ‘escola dos nossos sonhos’, sobretudo com os tamanhos ataques que a educação sofre, porém a ACES estará firme em defesa dos estudantes, da educação, do Ceará e do Brasil”.

Por Willamy Macedo*

Willamy Macêdo foi eleito presidente da ACES

Há dez anos foi fundada a Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES), que nasceu a partir do desejo dos estudantes secundaristas de organizar a luta estudantil e promover transformações na vida dos jovens cearenses.

Mesmo tão jovem, a ACES já tem forte participação no dia a dia do povo cearense, protagonizando as lutas do passado e do presente como os 10% do PIB pra Educação; pela ampliação das escolas profissionalizantes no Ceará; pela melhoria da educação pública; em defesa do direito da juventude à cidade com o passe livre e a meia-cultural; em defesa dos royalties do Pré-Sal para a Educação; em defesa da reforma do ensino médio e na manutenção do FUNDEB. Os estudantes cearenses participaram ativamente ainda na disputa contra o projeto de Lei da Mordaça, na resistência ao golpe ao Brasil, contra o encarceramento da juventude e tantas outras lutas que a ACES esteve e está presente.

Hoje a ACES é indispensável para a política do Ceará, sendo “ponta de lança” na defesa da escola pública. A entidade, conduzida por jovens secundaristas, reafirma a necessidade de se organizar e de resistir. Organizada com dezenas de UMES e centenas de grêmios, busca se enraizar no movimento estudantil cearense.

O Estado do Ceará hoje detém uma das melhores educações públicas do Brasil. Das 100 melhores escolas, 77 se encontram no estado e com toda certeza a luta dos estudantes tem papel determinante na priorização da educação. Ainda há muitas batalhas para a construção da “escola dos nossos sonhos”, sobretudo com os tamanhos ataques que a educação sofre, porém a ACES estará firme em defesa dos estudantes, da educação, do Ceará e do Brasil.

A ACES é um presente dos estudantes secundaristas ao Ceará, àqueles acreditam no sonho de um Ceará cada vez mais desenvolvido, educador e livre de desigualdade e violência.

Viva a Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas!
Viva os 10 anos de luta e dedicação ao Ceará e do Brasil!

*Willamy Macedo é diretor de Relações Institucionais da UBES e ex-presidente da ACES (2015-2017)

Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.