Chico Buarque e Martinho da Vila convocam Festival Lula Livre

Os cantores Chico Buarque e Martinho da Vila, juntamente com o teólogo Leonardo Boff e o jornalista e escritor Eric Nepomuceno, anunciaram a realização do Festival Lula Livre, um grande ato em defesa da liberdade do ex-presidente que será dia 28 de julho, nos Arcos da Lapa, no centro do Rio de Janeiro. 

Lula Manuela e Chico Buarque - Foto: Mídia Ninja

A convocatória é assinada também pelos jornalistas Fernando Morais, Hildegard Angel, o cartunista Ziraldo, a atriz Lucélia Santos, o diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, e o cineasta Luiz Carlos Barreto. No texto, eles convocam artistas e "todos os setores democráticos da sociedade", em "frente ampla e irrestrita", para pedir a "imediata libertação" de Lula.

"Pedir a imediata libertação de Luiz Inácio Lula da Silva não significa apenas um gesto de solidariedade ao mais popular presidente deste nosso país. Significa também um gesto de solidariedade a todos nós, brasileiros e brasileiras. Um gesto de exigência para que se respeite a Justiça, pilar básico de qualquer sistema minimamente democrático", diz um trecho do documento.

O texto também denúncia as irregularidades e abusos do processo contra o ex-presdiente classificando como "um erro jurídico sem limites".

"Não havia, na primeira instância – leia-se Curitiba –, uma única e mísera prova dos crimes dos quais ele foi acusado. Não se trata de opinião, mas de constatação. O mesmo se deu na segunda instância, o TRF-4, onde prevaleceu a ausência de provas, demonstrando que se tratou claramente de manobra jurídica, armada e efetivada diante da complacência de todas as demais instâncias", enfatiza outro trecho.

"Nós nos opomos rigorosamente à arbitrariedade a que Lula está submetido, e que deve cessar de imediato. Queremos sua liberdade já. Entendemos ser direito invulnerável dos 146 milhões de eleitores poderem optar inclusive por não votar nele", acrescenta.

E conclui: "Assim, unidos numa frente ampla e irrestrita, realizaremos no dia 28 de julho, na Praça dos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, o mesmo tipo de evento que vem sendo realizado em diferentes cidades de diferentes países: o Festical Lula Livre".