Brasil para na defesa suiça e empata na estreia 

Seleção brasileira saiu na frente, cedeu o empate e não conseguiu mais achar seu futebol. 

*Por Thiago Cassis

brasil suiça - Divulgação

No primeiro tempo, após cinco minutos de alguma pressão da seleção da Suiça, o Brasil acertou seu jogo, e marcando a saída de bola do adiversário, dominou as ações da partida. Com o controle do jogo, os brasileiros atacavam com perigo, e o gol acabou saindo.

Neymar, sempre muito bem marcado, trabalhou com Marcelo, e a bola chegou até Coutinho, que fez um golaço! Parecia que o famoso ferrolho suiço começava a ser desmontado. Mas não foi o que se viu. 

A seleção brasileira se deu por satisfeita com a vantagem mínima e recuou, o treinador suiço adiantou seus laterais e Behrami passou a cuidar de fazer a bola chegar certa nas bordas do campo. A Suiça claramente apostava em seu ponto forte quando ataca, os cruzamentos. E foi assim que encontrou o caminho do empate. Logo no começo do segundo tempo, Zuber apareceu livre entre oito jogadores brasileiros, e balançou as redes. Tudo igual. Brasil 1 x 1 Suiça. 

Dai pra frente o Brasil não achou mais o futebol razoável que apresentava na primeira etapa. Tivemos Neymar muito marcado e pouca criatividade dos jogadores de frente para desempatar novamente a partida. Dessa forma, o empate acabou sendo o resultado mais justo e que mais demonstrou o equilibrio entre as duas seleções. É o segundo empate entre Brasil e Suiça na história das Copas, o primeiro foi em 1950, no estádio do Pacaembu, e o resultado foi 2 a 2. 

Na outra partida do grupo do Brasil, a Sérvia venceu a Costa Rica com um bonito gol de falta, e pelo futebol apresentado pelas duas seleções, podemos esperar muita dificuldade já no começo do mundial para a seleção canarinho. Fortes e tradicioanais seleções, como Argentina e Alemanha, também não venceram em suas estreias. Os alemães, atuais campeões perderam para o México e os argentinos não conseguiram superar os gigantes islandeses e tiveram que se contentar com um empate. 

A seleção do Brasil volta a campo na próxima sexta, dia 22, quando enfrenta a Costa Rica. A partida acontece 9h, horário de Brasília.