Baixo Guandu é uma das cidades mais seguras do Brasil

Reportagem exibida pela Globo na última quarta-feira (13) reconhece que o município administrado pelo prefeito Neto Barros (PCdoB), Baixo Guandu-ES, se transformou em termos de segurança pública nos últimos anos.

Neto Barros - Foto: Divulgação

A cidade localizada no vale do rio Doce, a oeste da capital, Vitória, era considerada uma das regiões mais violentas do estado e se transformou em um dos lugares mais seguros para se viver. A população comemora um ano sem registro de homicídio na cidade, afirma a reportagem.

Os depoimentos na matéria trazem a comunidade falando da "sensação de segurança" que o município oferece. Nos últimos cinco anos, o combate ao tráfico de drogas, o aumento nas investigações e as punições foram vigorosas, retrata.

Segundo a polícia militar e civil de Baixo Guandu, a política de monitoramento diário, integrado ao serviço de investigação, coerção dos criminosos e o contato mais próximo da população denunciando são fatores decisivos que contribuíram para barrar os crimes na cidade.

A reportagem completa aqui.

Administração

O primeiro prefeito comunista do Espírito Santo, eleito com mais de 60% dos votos dos guanduenses, Neto Barros, foi eleito em 2012 e reeleito em 2016. Como aponta o próprio prefeito, sua ação busca implementar em Baixo Guandu uma nova visão administrativa, mais dinâmica e ousada, com investimentos em infraestrutura e projetos sociais que garantem desenvolvimento com geração de emprego e renda e a melhoria de todos os indicadores sociais. “Priorizando melhores condições de segurança, trabalho e dignidade para os servidores públicos, modernização da administração municipal, melhor atendimento à população nas áreas da saúde, educação, assistência social, agropecuária, esporte, cultura e lazer, são alguns dos marcos deste honroso projeto”.

Manuela d’Ávila

Assim que a reportagem foi ao ar, a pré-candidata do PCdoB à presidência da República, Manuela d’ávila compartilhou a matéria e elogiou a administração comunista em declaração pelo Twitter. 

Em 2015, Neto Barros protagonizou um protesto que chamou a atenção para o desastre ocorrido após o rompimento das barragens em Mariana, Minas Gerais. Ele contou como foi a ação em entrevista ao Portal Vermelho, após ter bloqueado a estrada de ferro como forma de pressionar a Samarco-Vale a conter os danos causados pela catástrofe que acarretou enormes prejuízos aos ribeirinhos do vale do Rio Doce, onde localiza-se o município de Baixo Guandu.