69º Salão de Abril promove debate com pesquisadores e artistas

O 69º Salão de Abril encerrará a programação de ações formativas que compõem o Seminário Falas Nômades com um debate que reunirá artistas e pesquisadores das Artes, nesta terça-feira (12), no auditório da Vila das Artes. O tema em discussão será “Salão de Abril, tensões e resistência” e contará com a condução de Herbert Rolim, artista e curador, e com a participação da pesquisadora Mariana Maia e de Júlio Lira, um dos artistas cearenses selecionados nesta edição do Salão.

69º Salão de Abril promove debate com pesquisadores e artistas

“A História do Salão de Abril é marcada por tensões estéticas e políticas. O Seminário Falas Nômades encerra seu ciclo de debates ressaltando estes aspectos de resistência do Salão, dos quais o 68º Salão de Abril Sequestrado é um exemplo simbólico”, comenta o mediador Herbert Rolim. Doutor em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e pesquisador do Curso de Licenciatura em Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Herbert Rolim é também um dos coordenadores do Seminário Falas Nômades.

O programa arte-educativo promoveu semanalmente, desde a abertura do Salão em 26 de abril, extensa programação, composta por palestras, debates e workshops, dirigidos sobretudo para artistas, pesquisadores, professores e licenciandos em Arte. As ações foram realizadas pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PPGARTES – IFCE).

O 69º Salão de Abril celebra os 75 anos de história da mostra e homenageia os 100 anos do multiartista Zenon Barreto, autor da escultura Iracema Guardiã, um símbolo da cidade de Fortaleza. As obras selecionadas ficam expostas na Casa do Barão de Camocim até 26 de junho. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 20h; aos sábados, das 9h às 17h; e aos domingos, das 13h às 17h.

Serviço

Debate "Salão de Abril, tensões e resistência", com Herbert Rolim, Mariana Maia e Júlio Lira

Data: Terça-feira (12/06)
Horário: das 18h às 20h30
Local: Vila das Artes
Endereço: R. 24 de Maio, nº 1221 – Centro