PCdoB-CE lança pré-candidatura de Chico Lopes a deputado federal

Em uma grande demonstração da força de sua pré-candidatura à reeleição a deputado federal, Chico Lopes recebeu, na noite desta quinta-feira, 7 de junho, o abraço e o apoio de centenas de pessoas que lotaram o Kukukaya, tradicional ponto de encontro, música e cultura nordestina em Fortaleza.

PCdoB-CE lança pré-candidatura de Chico Lopes a deputado federal

O lançamento da pré-candidatura contou com a participação de lideranças e militantes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), de movimentos sociais, sindicais, comunitários, operários, culturais, artísticos, além de apoiadores em geral.

Com direito a depoimentos gravados em vídeo por lideranças nacionais do partido, como a pré-candidata à presidência da República, Manuela D´Ávila, a presidente nacional Luciana Santos e os colegas de bancada federal Orlando Silva, Jandira Feghalli e Jô Morais, Chico Lopes se emocionou diante da grande demonstração de apoio do povo cearense à pré-candidatura do federal que fala a língua do povo e é gente como a gente.

"Agradeço muito pela presença de cada um e de cada uma aqui. Neste momento tão difícil da história do nosso País, o apoio de todos vocês à nossa pré-candidatura renova nossas forças, nos enche de garra e de coragem e nos mostra que estamos no caminho certo, de continuar lutando pela democracia, pela igualdade, por um projeto popular pro nosso País", ressaltou Chico Lopes, emocionado, após a exibição de um vídeo com um resumo de sua trajetória de militância no PCdoB (desde 1968) e sua atuação parlamentar, com vereador de Fortaleza, deputado estadual e deputado federal.

Entre os participantes, muitas fotos com Chico Lopes e muita animação para encarar a pré-campanha. Muitos fizeram questão de abraçar Chico Lopes, destacando que mais uma vez estarão com ele nessa caminhada desafiadora – este ano, com novas regras e em um contexto político dos mais complexos e desafiadores, no atual momento de nosso País.

Chico guerreiro do povo brasileiro

Como ressaltou o vídeo, Chico Lopes, atualmente em seu terceiro mandato de deputado federal, segue se destacando na defesa dos direitos do povo brasileiro, na resistência ao desmonte do Estado promovido pelo governo Temer, na defesa da educação, dos direitos do consumidor, dos direitos trabalhistas e previdenciários, da geração de emprego, do desenvolvimento do Ceará e do Brasil.

Presidente do Comitê Estadual do PCdoB no Ceará, Luís Carlos Paes enfatizou que, no atual contexto político, de graves retrocessos, de queda da democracia, de retirada de direitos, é essencial continuar contando com Chico Lopes como parlamentar de resistência.

"Chico Lopes faz a diferença em prol do nosso povo e da nossa gente. Além da sua atuação brilhante na defesa da educação, dos consumidores, dos trabalhadores, do emprego e renda, do desenvolvimento do Ceará, ele está desde o começo desse processo na linha de frente da resistência a Temer e ao corte de direitos do povo brasileiro", frisou o dirigente.

A "vaquinha" do Chico

O lançamento da pré-candidatura também reforçou a "vaquinha" para apoio a Chico Lopes, que já está aberta, conforme a legislação, pelo site https://doacaolegal.com.br/pcdob/chicolopes.

Pedindo a contribuição de todos, Chico Lopes chamou atenção ao segurar uma vaquinha de pelúcia, simbolizando a campanha para arrecadação de recursos de pessoas físicas, como contribuições decisivas neste ano de novas regras de financiamento eleitoral.

Conquistas para o povo

O trabalho de Chico Lopes rendeu inúmeras conquistas ao povo de Fortaleza, do Ceará e do Brasil. Entre elas, a criação do Balcão do Consumidor na Câmara Municipal de Fortaleza (levando ao parlamento esse tema, de forma pioneira), o trabalho da Comissão de Defesa do Consumidor e a criação do Procon Assembleia, as decisões judiciais contra a taxa do lixo e a taxa de iluminação pública em Fortaleza.

Também a denúncia na CPI do BEC das decisões do Governo do Estado que beneficiaram empresários amigos do então governador, a aprovação da lei da meia passagem estudantil macrorregional (beneficiando centenas de milhares de estudantes, em todo o Ceará), as decisões judiciais pela redução das contas de luz, a luta pela Integração do Rio São Francisco, hoje tornada realidade.

O trabalho de Chico Lopes também foi decisivo para a normatização e a redução das tarifas bancárias, para a ampliação do FIES para 100% do financiamento de cursos superiores, ampliando o acesso ao ensino superior, em paralelo à defesa e à ampliação dos recursos para as universidades públicas.

Chico Lopes também é autor da emenda à lei do piso salarial nacional do professor que garantiu aos mestres direito a um terço da jornada de trabalho para atividades extrassala, conquista histórica da categoria, e da lei do material escolar, que disciplina as exigências de material pelas escolas, proibindo itens de uso coletivo e dando um alívio ao bolso dos pais de estudantes.

Destaque em todo o País

O deputado cearense também chamou atenção de todo o País ao denunciar, com seu voto contra o golpe, em abril de 2016, a farsa do "impeachment" e dos parlamentares que votavam em tom moralista a favor do afastamento da presidenta Dilma.

"Achei que vinha para uma reunião política, mas estou vendo que aqui é o encontro dos bons maridos, dos bons pais", falou, em um momento reproduzido e comentado fortemente nas redes sociais, contribuindo para a reflexão popular sobre o golpe.

Essa capacidade de síntese de situações complexas, traduzidas para a língua do povo e já enunciadas em forma de mobilização, é uma das características de Chico Lopes, que no dia 25/8 se tornará o mais novo condecorado com a Medalha Boticário Ferreira.

Mais sobre Chico Lopes

Professor das redes municipal e estadual de ensino, Chico Lopes iniciou cedo sua militância em grêmios escolares, associações e sindicatos. Integra o PCdoB desde 1968, quando o partido ainda era considerado clandestino pela ditadura militar.

Com o movimento pela redemocratização, foi eleito vereador de Fortaleza por três mandatos, a partir de 1982, e concluiu em 2006 seu segundo mandato como deputado estadual.

No mesmo ano, com uma campanha que mobilizou os mais diversos setores da sociedade cearense, conquistou mais de 162 mil votos para deputado federal, elegendo-se como o segundo mais votado em Fortaleza e o quinto mais votado em todo o Estado. Comprovando a abrangência do reconhecimento demonstrado pelo povo do Ceará, Chico Lopes recebeu votos em 182 dos 184 municípios cearenses.

Em 2010 e 2014, foi reeleito deputado federal. Apoiou as conquistas sociais obtidas nos governos Lula e Dilma, denunciou o golpe de estado disfarçado de "impeachment" contra a presidenta eleita e está na linha de frente da resistência ao "desgoverno Temer", lutando contra o congelamento de investimentos sociais por 20 anos, a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários, as tentativas de consolidar o golpe em um sistema ainda mais conservador, contra a democracia.