Parlamentares lançam frente em defesa da formação de professores

Chico Lopes (PCdoB-CE) estará à frente de parlamentares em defesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

Por Christiane Peres

Parlamentares lançam frente em defesa da formação de professores - Richard Silva/PCdoB na Câmara

A luta pela manutenção dos programas do governo federal para formação de professores ganha um novo capítulo. Nesta quarta-feira (6), um grupo de deputados e senadores lançou a Frente Parlamentar em Defesa do Pibid e Pibid Diversidade na Câmara dos Deputados. A expectativa é que o grupo reforce as ações em defesa do mais importante programa de iniciação à docência do país.

De acordo com o presidente da Frente, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), é preciso fazer com que o Ministério da Educação (MEC) volte atrás e entenda a importância da manutenção do programa.

“Nós estamos com dificuldade em todos os setores. Mas eles querem cortar gastos no programa que forma os professores. Temos que discutir com o ministro essa situação. Será que o orçamento da Educação deve ser reduzido? Não! Todo país que quer sair do atraso investe em educação. Nós queremos que esse governo entenda que educação é desenvolvimento, paz e segurança”, ressaltou.

Desde 2017, o governo de Michel Temer vem anunciando uma "restruturação" no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. No entanto, na prática, o que o governo vem tentando de fato é acabar com o programa que concede bolsas para estudantes de licenciatura estagiarem em escolas públicas do país.

“Não podemos perder essa conquista e acreditamos que esta Frente pode nos ajudar nessa luta. No final do ano, o MEC lançou um novo programa de formação com o intuito de acabar com o Pibid, mas graças à mobilização do setor conseguimos manter o programa. Ter mais esse espaço vai nos dar força para seguir”, disse o professor Nilson Cardoso, do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid (ForPibid).

Entre as ações acordadas no lançamento da Frente Parlamentar estão reuniões com o ministro da Educação, Rossieli Soares, e com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta Neves; avaliação dos editais da Capes; além de reuniões com representações de gestores escolares e dos sistemas de ensino. O grupo realizará ainda um seminário de avaliação do Pibid para debater o impacto social do programa, indicadores acadêmicos e dados de egressos.

É hora de virar lei

A Frente Parlamentar vai ainda trabalhar para articular a votação do Projeto de Lei (PL) 5180/16, do deputado Chico Lopes, que transforma em lei o Pibid. O texto, desde que foi apresentado, aguarda deliberação nas comissões da Câmara.

Este ano, o projeto recebeu novo relator na Comissão de Educação, o deputado Waldenor Pereira (PT-BA), e a expectativa é que o grupo consiga dar andamento à proposta. “Este é um projeto importante e não podemos deixa-lo parado na Casa”, disse o relator.