Jandira Feghali: “Não há nada maior que a atuação coletiva”

O clima de unidade, amplitude e alegria marcou o lançamento da pré-candidatura da deputada federal Jandira Feghali à reeleição e do projeto eleitoral do PCdoB-RJ. Centenas de pessoas lotaram o Circo Voador para acompanhar esse importante momento para o Rio e para o Brasil.

atojandira

Jandira Feghali, que tem uma longa história de luta e tenta a reeleição para o seu sétimo mandato de deputada federal, agradeceu bastante a presença ampla de todos e todas, valorizou a unidade, e ressaltou a necessidade de lutar pela democracia e pela reconstrução do país e dos direitos do povo brasileiro:

“Aprendemos principalmente na experiência coletiva, a gente só aprende que ser grande é ser grande no coletivo. Não há nada maior que a atuação coletiva e é isso que o capitalismo tenta destruir. Nenhum de nós é maior que os partidos, nem maior do que a possibilidade coletiva de atuação. É importante dizer que por mais vitórias que a gente acumule na luta política, esses donos do capital buscam brechas para nos derrotar. E 2016 nos impôs uma derrota estratégica, um golpe na democracia, na economia e que foi marcado por uma farsa de legalidade.”

“Estamos vendo os resultados, nós não estamos em normalidade democrática. Estamos lutando para garantir as eleições de 2018, pois sabemos que não faremos esse processo eleitoral dentro dessa normalidade. Estamos vendo o patrimônio nacional indo embora, a desregulamentação do mundo do trabalho, a ciência e tecnologia paralisadas, a universidade destruída, a inovação sem perspectiva, e os nossos direitos civilizacionais andando para trás (…) Precisamos ter soberania, nós não somos colônia de ninguém, somos o Brasil, uma nação pujante e altiva. Por isso é preciso a unidade do campo popular para salvar democracia e os direitos do povo brasileiro”, salientou a deputada comunista.

Em sua fala, Jandira ainda fez questão de sublinhar que é preciso ter lado na política e no enfrentamento das forças conservadoras e antipopulares. Segundo a deputada federal do PCdoB-RJ:

“Há uma luta de classes profunda no Brasil e nós temos que ter a certeza de que nessa luta é preciso saber de que lado nós estamos. E nós temos certeza de que lado estamos, e é por isso que há anos tem pessoas que estão conosco, pois nunca perdemos a absoluta referência de que na política temos lado e na ideologia sabemos que valores de mundo defendemos. E é por isso que não estamos perdendo o rumo, é por isso que sabemos quais os sonhos e utopias que não podemos perder.”

O evento também foi marcado por atividades culturais. Interpretações musicais trouxeram um clima lúdico para o ato, com nomes como os de Augusto Martins, Iracema Monteiro, Mel Gomes e Durango Kid ( que também foram mestres de cerimônia), bem como o de Leci Brandão, que encerrou a atividade com uma belíssima apresentação.

O ato político, que contou com a presença de vários movimentos, organizações, forças e personalidades políticas de diferentes segmentos, mostrou a grande relevância de Jandira Feghali para nosso estado e para o país. Todos que tiveram acesso à palavra no palco do Circo Voador, nesta segunda-feira (4), afirmaram a importância da deputada comunista no parlamento brasileiro.

Um dos discursos mais marcantes não foi realizado ao vivo, mas através de uma carta. Luiz Inácio Lula da Silva dedicou um texto à Jandira Feghali que foi lido por sua filha, Lurian. O ex-presidente afirmou que:

“Minha amiga Jandira, fiquei muito feliz de te rever na semana passada, de mais uma vez ter sua solidariedade, sua força e seu compromisso de uma vida inteira com as causas sociais e populares. Sua generosidade e energia são uma força imprescindível para a esquerda brasileira no Congresso Nacional (…) Nossa luta por um Brasil melhor tem que superar os ódios deles para construir esse país melhor para todos. Temos que resistir às injustiças que eles cometem contra nós sem termos ódio deles, por mais duro que seja. Mantendo nossa solidariedade, nossa força e nossa luta para construir um país melhor, como estávamos construindo e como iremos construir: um Brasil para todos, com muita solidariedade e sem ódio. Muita força e sorte nessa caminhada para o Brasil continuar a ter a honra e o privilégio de ter você em Brasília defendendo os interesses do país.”

No ato, também foram apresentados vários vídeos de apoio de atores, atrizes, intelectuais e de diversas personalidades que, como os presentes no evento, fizeram questão de ressaltar que ter Jandira Feghali no Congresso Nacional é algo imprescindível para a política do país.

Manuela D’Ávila, pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, falou do papel fundamental de Jandira Feghali na política nacional e fluminense:

“Pensar na construção do próximo período das lutas políticas do nosso país e do nosso povo é pensar na necessidade de que mulheres como Jandira permaneçam nos espaços de luta, de resistência e de construção de transformações sociais. Vivemos um momento de alta complexidade em nosso país. Resistir ao que foi o golpe como Jandira resistiu na Câmara, e resistir como nós todos aqui resistimos ao que representa o golpe no cotidiano de milhares de brasileiros e brasileiras é para os muito fortes (…) Lutar ao lado de uma mulher como Jandira é imprescindível para que a gente resista aos impactos da destruição do Brasil e das conquista do povo brasileiro, mas para que também possamos sonhar em construir um outro Brasil, um país que combata frontalmente as desigualdades e que faça nosso povo voltar a sonhar.”

O presidente estadual do PCdoB, João Batista Lemos, falou sobre o conteúdo do ato e também destacou a necessidade de se construir uma unidade para o enfrentamento político. De acordo com Batista:

“Nós não temos como transformar esse país sem construir a unidade das forças mais progressistas e democráticas dessa nação. Nosso projeto maior é o socialismo, é conquistar uma nova sociedade, mas precisamos acumular forças e sem essa unidade não avançaremos. Temos que ganhar as massas e por isso temos que ocupar todas as posições possíveis para que sejam instrumentos de luta e transformação de nossa sociedade”.

A presidenta nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, também esteve presente no ato e afirmou que:

“Jandira agrega. Por isso que aqui hoje tem gente de várias forças políticas, nós sabemos da sua história de luta pelo povo brasileiro. Jandira é sem dúvida umas das maiores estrelas da constelação que é a bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados. A esperança e a nossa perspectiva está exatamente na possibilidade de acreditar que o Brasil e o Rio de Janeiro tem jeito sim”.

Leonardo Giordano, vereador de Niterói e pré-candidato do PCdoB ao governo do Rio de Janeiro, também fez questão de clamar pela unidade e pela construção de um projeto político de esquerda. De acordo com Giordano:

“As esquerdas precisam construir uma unidade de forças políticas em cima de um programa de salvação do Rio. Aqui fazemos um chamamento pela unidade e reafirmamos que Jandira Feghali é nossa maior representante e nossa grande referência.”

A deputada estadual Enfermeira Rejane falou em nome das pré-candidatas e dos pré-candidatos do PCdoB. Lídice da Mata (PSB), Lindbergh Farias (PT), Pedro Fernandes (PDT), Bemvindo Sequeira e Orlando Silva também fizeram uso da palavra. Assim como, a professora Marcia Tiburi (PT) que disse que “Jandira é uma figura de resistência e que sempre atuou em nome da democracia com muita coragem e por isso precisamos que ela continue sendo candidata e eleita”.

Compuseram a mesa principal do ato: Manuela D’Ávila, pré-candidata à Presidência da República; Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB; Orlando Silva, líder da bancada do PCdoB na Câmara; Lídice da Mata, senadora do PSB-Bahia; Leci Brandão, cantora, compositora e deputada estadual em São Paulo; Lindbergh Farias, senador do PT-Rio; Pedro Fernandes, pré-candidato a governador do Rio pelo PDT; João Batista Lemos, presidente estadual do PCdoB; Leonardo Giordano, vereador de Niterói e pré-candidato a governador pelo PCdoB; Enfermeira Rejane, deputada estadual do PCdoB; Lurian Lula da Silva, filha do ex-presidente Lula; e a professora Marcia Tiburi.