Temer, Maia e Eunício apelam para caminhoneiros voltarem ao trabalho

A falta de legitimidade de Michel Temer fica cada vez mais evidente diante do desgaste provocado pelo acordo que ele disse ter firmando, mas que até agora não foi capaz de garantir o fim da greve dos caminhoneiros.

temer-maia-eunicio.jpg - Marcos Corrêa/PR

Acuado, Temer apelou para os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Após um encontro no Palácio, nesta terça-feira (30), foi divulgada uma nota conjunta em que ele imploram aos caminhoneiros a voltarem ao trabalho.

“Em face do acordo firmado para pôr fim à greve dos caminhoneiros, que tiveram as suas reivindicações acolhidas, os presidentes da República, Michel Temer, do Senado Federal, Eunício Oliveira, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, conclamam todos os envolvidos nas manifestações a retornarem ao trabalho e propiciar normalidade à vida de todos os brasileiros”, diz a nota.

Na quinta-feira (24) o governo disse que havia fechado uma acordo com as entidades representantes dos caminhoneiros. A negociação teria assegurado entre outro pontos, a redução do preço do diesel em 10% nas refinarias por 30 dias. Mas a proposta não agradou os manifestantes e os caminhoneiros continuaram a paralisação.

No domingo (27), Temer voltou a negociar com a categoria e acertou uma queda de R$ 0,46 no valor do combustível nas bombas por 60 dias, além do fim da cobrança de pedágio para caminhões que trafegarem com eixo suspenso em todo território nacional.

Não teve jeito, os caminhoneiros permaneceram em greve e o desabastecimento agravou a situação do país.

Com a nota conjunta, Temer tenta demonstrar que a sua palavra vale e que os manifestantes podem confiar. O texto diz que Executivo e Legislativo se comprometem a “aprovar e colocar em prática, no menor tempo possível, todos os itens do acordo”.

Temer, Eunício e Maia também falam na “necessidade de abastecer todos os setores da economia” e pedem que a manifestação não adote tom político. “Importante ainda evitar que, tendo alcançado seus objetivos, esse movimento venha a ser usado com objetivos políticos. Temos certeza de que o desejo de toda família brasileira é garantir a normalidade do abastecimento e assegurar a retomada da economia”.