Centec promove capacitação em empreendedorismo para professores

 Como falar sobre empreendedorismo para jovens e empolgá-los para inovar e criar um negócio próprio? Esta foi apenas uma das questões abordadas na capacitação promovida pelo Instituto Centec e Programa Corredores Digitais nesta semana, nos dias 16 e 17 de maio, no Hotel Iracema Travel, para professores dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) e Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec).

Centec promove capacitação em empreendedorismo para professores

A abertura do evento contou com a presença da secretária estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Nágyla Drumond, do diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima, da coordenadora do projeto Corredores Digitais, Gabriella Purcaru, e do palestrante convidado, Gustavo Marques, professor do MBA da PUC/MG.

A secretária ressaltou que todas as conquistas já alcançadas são resultado de um esforço coletivo. “Foi essa atuação integrada que fez com que o Programa saltasse de seis para 30 municípios em apenas cinco anos. Com o apoio da rede de instituições que fazem parte da rede estadual de ciência e tecnologia. Por isso estamos aqui hoje, com o objetivo de garantir uma formação para os nossos professores nesta área de empreendedorismo e negócios”, disse Drumond.

Ela lembrou que o prazo para inscrição no Programa Corredores Digitais encerra no próximo domingo, dia 20 de maio, e que cada unidade do Centec tem a meta de inscrever, no mínimo, 20 projetos. “Mas todos temos que trabalhar com empolgação para buscar o maior número de inscrições e ampliar as oportunidades aos jovens. Temos que mostrar que este é um projeto vitorioso e que, com pouco recursos, podemos fazer uma verdadeira revolução”, reforçou.

Após a abertura, o palestrante iniciou os trabalhos. A capacitação foi dividida em seis módulos com diversos temas da área de empreendedorismo e negócios: inovação, segmentação de clientes, visão de mercado, proposta de valor, prototipagem, vendas, custos e receitas, canvas, vantagem competitiva, pitch, dentre diversos outros.

“Não é porque o assunto é sério, que precisa ser chato. Quando tratamos de um assunto sério com mais leveza, conquistamos a audiência. Por isso, os nossos dois dias serão bem leves, com metodologias inovadoras. E especialmente quando vocês forem trabalhar com os jovens, vão perceber que eles têm um mundo de tecnologia à disposição e que é muito divertido, enquanto que, na maioria das vezes, a sala de aula é muito chata. Logo, precisamos utilizar as tecnologias a nosso favor, para conquistar os jovens”, explicou Gustavo.

Além dos docentes do Centec, também estiveram presentes na formação empreendedora, representantes do IFCE de Maracanaú, Centro Universitário 7 de Setembro e CriarCE. O Centec desenvolve o Programa Corredores Digitais em sete CVTs: Acaraú, Amontada, Beberibe, Campos Sales, Limoeiro do Norte, Maranguape e Tabuleiro do Norte. Espera-se que, ainda este ano, a ação seja expandida para outras unidades CVT, CVTEC e Fatec.

Programa de Aceleração de Startups – Corredores Digitais

A ação é voltada para estudantes que querem transformar ideias, pesquisas, invenções ou negócios em modelos de negócios inovadores. Para participar, os jovens precisam inscrever um time de 2 a 4 pessoas com idade a partir de 16 anos. As inscrições estão abertas e vão até o dia 20 de maio.

É uma iniciativa do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Saiba mais em www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais.