'Brasil voltou, 20 anos em 2', admite Temer em convite para celebrar sua gestão

Desde a sexta-feira (11), o governo tenta criar um ambiente de comemorações do dois anos que Michel Temer chegou ao poder, mas um slogan no convite desmontou tudo. O cerimonial do Planalto emitiu um convite para a cerimônia marcada para esta terça-feira (15) que trazia o slogan: “O Brasil voltou, 20 anos em 2”.

Temer - Reprodução da Internet

O ato falho do publicitário Elsinho Mouco, responsável pelo material, se transformou num desastre para as comemorações de Temer, admitindo as críticas das oposição de que seu governo é um retrocesso de duas décadas.

O convite teve de ser alterado de última hora. Auxiliares de Temer argumentavam que sem a vírgula após o verbo, poderia passar a impressão de que o país regrediu duas décadas sob a gestão Temer. Depois de muito debate, perceberam que com ou sem a virgula antes do verbo, o efeito era o mesmo.

Quando analisamos dados oficiais, o sentido de retrocesso sai da gramática é entra para a realidade. Para citar como exemplo, apontamos os dados de um estudo da LCA Consultores com base nos microdados da Pnad Contínua do IBGE, o número de brasileiros em situação de pobreza extrema subiu 11,2% entre 2016 e 2017, passando de 13,34 milhões para 14,83 milhões.

Com isso, a porcentagem de pessoas nesta condição no país durante o governo de Temer pulou de 6,5% para 7,2% de um ano para o outro.

O desemprego, que atualmente atinge mais de 13 milhões de brasileiro é um dos fatores que explicam esses dados elevados do aumento de pessoas na condição de extrema pobreza.