69º Salão de Abril: Inscrições abertas para ações formativas

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), abre inscrições para o Seminário Falas Nômades, programação de palestras e debates com artistas e pesquisadores que integra as ações formativas do 69º Salão de Abril. As inscrições podem ser realizadas no site www.salaodeabril.com.br.

Secultfor divulga inscrições para ações formativas do 69º Salão de Abril

Programa arte-educativo aberto ao público em geral, sobretudo dirigido aos artistas, pesquisadores, professores e licenciandos em Arte, o Seminário Falas Nômades tem por objetivo “formar um pensamento complexo que ajude a compreender o Salão de Abril à luz das experiências históricas e abordagens conceituais, aproximando-as dos tônus artístico, cultural e social da atualidade”, explica Herbert Rolim, professor do Curso de Licenciatura em Artes do IFCE e coordenador do seminário.

O seminário é aberto ao público e inscritos poderão solicitar certificado emitido peIo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), desde que comprovem aproveitamento de 70% da programação do seminário.

A programação de ações formativas do 69º Salão de Abril conta ainda com workshops e oficinas ministradas pelo curadores Paulo Klein e Paulo Amoreira. A programação completa está disponível no site www.salaodeabril.com.br.

Palestras

O seminário teve início no sábado (28/04), com palestra do artista multimídia e crítico de arte Ricardo Basbaum, e tem continuidade nesta quinta-feira (10/05), com as palestras “A Paisagem e a figura humana na produção visual de Raymundo Cela”, com Delano Pessoa, Dr. em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); e “O lugar da tecnologia na arte”, com Nílbio Thé, Me. em Políticas Públicas e pesquisador na Unichristus.

Todas as atividades do Seminário Falas Nômades ocorrem das 18h às 20h30, na Casa do Barão de Camocim.

Programação

Palestras “A Paisagem e a figura humana na produção visual de Raymundo Cela”, com Delano Pessoa e “O lugar da tecnologia na arte”, com Nílbio Thé
Data: 10/05
Horário: das 18h às 20h30

Palestras “Incidências do Surrealismo na Produção Cearense dos anos 1970”, com Ana Cecília Soares e “A ressingularização do desejo no corpo social”, com Renata Santiago
Quando: 19/05
Horário: das 18h às 20h30

Palestras “Heloísa Juaçaba, uma mulher na cena moderna cearense”, com Núbia Agostinha e “O inacessível território do sujeito: Arte e Psicanálise”, com Ana Valeska Maia
Data: 22/05
Horário: das 18h às 20h30

Palestras “Zenon Barreto: 100 anos”, com Jacqueline Medeiros e “O pensamento moderno na arte cearense”, com Eduardo Frota
Quando: 29/05
Horário: das 18h às 20h30

Palestra “Vá em frente, volte para casa!”, com o artista Júnior Pimenta
Data: 05/06
Horário: das 18h às 20h30

Palestra “Curadoria e Processos”, com Jacqueline Medeiros. Encontros individuais de 30 min sobre projetos de pesquisa e processos artísticos. Vagas limitadas.
Data: 07/06
Horário: das 18h às 20h30

Palestra “Salão de Abril, tensões e resistência”, com Herbert Rolim, Mariana Maia e Júlio Lira. Lançamento da publicação Salão de Abril Sequestrado.
Data: 12/06
Horário: das 18h às 20h30

Serviço

Seminário Falas Nômades

Data: Quinta-feira, 10/05
Horário: das 18h às 20h30

Palestras:
– A Paisagem e a figura humana na produção visual de Raymundo Cela, com Delano Pessoa
– O lugar da tecnologia na arte, com Nílbio Thé
Inscrições: www.salaodeabril.com
Local: Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632, Centro)