No Recife, comunistas comemoram bicentenário de Karl Marx 

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB-PE) e a Seção estadual da Fundação Maurício Grabois realizam nesta terça-feira (8) palestra seguida de debate sobre o tema ‘A atualidade do marxismo na realidade do Mundo’ em comemoração ao bicentenário de nascimento de Karl Marx (5/05/1818-1883).  

No Recife, comunistas comemoram bicentenário de Karl Marx - Divulgação

O evento acontece no Teatro Apolo, localizado na Rua do Apolo, Bairro do Recife, 121, a partir das 19h, e terá como palestrante Nereide Saviani, doutora em História e Filosofia da Educação, coordenadora da Escola Nacional João Amazonas (PCdoB) e membro do Comitê Central do partido, bem como o professor Frederico Jayme Katz, bacharel em Matemática e em Economia; Mestre em Economia pela UFPE; e doutor em Economia pelo Birkbeck College – Universidade de Londres. A entrada é gratuita.

“Falarei sobre a atualidade do pensamento de Marx e o significado histórico do marxismo, centrando a discussão nas suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento educacional e as repercussões na produção recente sobre Educação no Brasil”, explicou Nereide.

Ela é autora do artigo “Repercussões atuais do pensamento de Marx em educação”, um dos 28 textos que compõem o livro ‘Karl Marx: Desbravar um mundo novo no século XXI’, que “evidenciam a atualidade e a vitalidade das múltiplas faces da teoria revolucionária de Marx”. A publicação comemorativa aos 200 anos de nascimento do filósofo alemão estará à venda na Editora Anita Garibaldi a partir do dia 19 de maio próximo.

Do Recife, Audicéa Rodrigues