Emanuel Leite Jr: Era uma vez na União Soviética

Contar a história do futebol na União Soviética é, também, contar a história do futebol na sede da Copa do Mundo 2018, a Rússia. Afinal, considerando desde a proclamação da República Socialista Federativa Soviética Russa em 1917, foram 74 anos de experiência soviética no país que é oficialmente o herdeiro do legado futebolístico soviético. Ao longo das próximas semanas o “Era Uma Vez na União Soviética” vai recordar algumas destas passagens históricas.

Por Emanuel Leite Jr.*

Futebol urss

A chegada do futebol à Rússia e a criação da Federação Soviética de Futebol

Quando as revoluções de 1917 eclodiram no Império Russo, o futebol já era bastante popular e tido como um esporte nacional. E a chegada do futebol à Rússia seguiu a lógica da expansão deste esporte um pouco por todo o mundo. Ou seja, lógica da dominação cultural do império britânico. Como coloca Richard Giulianotti em “Sociologia do futebol”, as relações comerciais, mais do que os vínculos imperiais, serviram de meio de propagação do futebol pelo mundo.

Assim, não é de se admirar que o primeiro clube de futebol na Rússia, surgido em 1879 (16 anos após a codificação do futebol na Inglaterra pela Football Association, FA) fosse formado exclusivamente por britânicos: St. Petersburg Football Club. A partir da década de 1890, outras agremiações foram surgindo, especialmente em São Petersburgo e Moscou. Os irmãos Charnock, empresários, fundaram por volta de 1890 um clube de futebol para os funcionários de sua fábrica na periferia de Moscou. Quase que concomitantemente, em São Petersburgo, outros emigrantes ingleses também formavam seus times.

A Federação Russa de Futebol foi criada em janeiro de 1912 e logo se juntou à Federação Internacional de Futebol (FIFA). Mas, antes disso, em setembro de 1911 um selecionado russo enfrentou a seleção inglesa. Mesmo jogando em casa, os russos perderam por 11×0.

Após o triunfo do Exército Vermelho na guerra civil, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) surge em 30 de dezembro 1922. Os dirigentes soviéticos, desde o princípio, acreditavam que o esporte tinha funções social, cultural e política de extrema importância. Por isso, tanto o esporte como a própria cultura física (desenvolvimento do corpo, como parte essencial do fortalecimento físico para a defesa da nação e para o bem-estar do povo) sempre tiveram atenção do Estado.

Havia, porém, uma questão a ser ultrapassada. O futebol era um enorme fenômeno de massas consolidado na sociedade russa, mas era visto como um instrumento de despolitização do proletariado, que poderia representar um desvio da luta de classes. É por isso que os esportes soviéticos sempre foram marcados por ideais e orientações anticomercialistas e formalmente amadoras. “O país conhece e honra seus campeões (…) Mas todos esses campeões não são esportistas profissionais. São trabalhadores de fábricas ou escritórios, membros do Exército Vermelho, camponeses ou estudantes que dedicam seus momentos de lazer aos esportes”, lê-se em um comunicado oficial a respeito dos esportes de massa, como citado por Jim Riordan em “Football: Nation, City and the Dream. Playing the Game for Russia, Money and Power”.

Nos anos 1920 e na primeira metade da década de 1930, os clubes disputavam campeonatos municipais e as cidades formavam um time com seus melhores jogadores e se enfrentavam em confrontos intercidades por todo o país. Esses jogos aconteciam ao longo de todo o ano e ao fim da temporada as duas melhores equipes faziam uma final nacional em Moscou.

Somente em 1934 foi instituída oficialmente Federação de Futebol da União Soviética. E em 1936 aconteceram as primeiras edições do Campeonato Soviético e da Copa da União Soviética.

Nas próximas semanas serão contadas algumas histórias da seleção soviética, de seus clubes e também dos craques que marcaram época.


*Emanuel Leite Jr. é jornalista, doutorando em Políticas Públicas (Universidade de Aveiro), autor dos livros "Cotas de televisão do Campeonato Brasileiro" e "A história do futebol na União Soviética".