Prédio ocupado desaba durante incêndio em São Paulo

Por volta das 2 horas da madrugada um incêndio de grandes proporções tomou conta de um prédio de 22 andares levando ao desabamento da edificação no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (1º/5). Um edifício vizinho também foi tomado pelas chamas, mas não corre risco de desabar. Pelo menos três pessoas estão desaparecidas.

incendio edificio ocupado na paissandu - Agência Brasil

Desde a madrugada bombeiros estão resfriando os escombros para iniciar as buscas por vítimas. O edifício, que ficava na Avenida Rio Branco, na região central, era ocupado por um movimento social de defesa ao direto a moradia.

Uma faixa da avenida Rio Branco foi tomada pelos escombros do edifício que desabou. Cerca de 160 membros do Corpo de Bombeiros atendem a ocorrência.

Uma das vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros, estava sendo resgatada por corda quando a estrutura do prédio desabou. Os bombeiros abriram um acesso pelo edifício vizinho e a vítima já estava pronta para sair quando toda a estrutura desmoronou. A corda que a prendia se rompeu e ela caiu. Um bombeiro também ficou ferido durante o desabamento.

O prédio tinha 26 andares e era uma antiga instalação da Polícia Federal. Antes de ruir, algumas pessoas pediam socorro no último andar. As chamas começaram no quinto andar, se alastrando rapidamente para os níveis superiores.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o prédio já havia passado por vistoria, na qual foram relatadas as péssimas condições do local às autoridades do município. De acordo com a corporação, os compartimentos entre os andares eram divididos por madeira, o que ajudou a propagar as chamas.

A Defesa Civil Estadual está no local e realiza cadastramento de todas as famílias que poderiam estar no prédio no momento do incêndio.

A Polícia Militar e a Companhia de Engenharia de Tráfego foram acionadas e auxiliam os trabalhos na região. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão de prontidão para atender as vítimas.