Museu do Ceará receberá exposição Sertão das Rabecas

O Museu do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado recebe, a partir do próximo sábado (28), a exposição Sertão das Rabecas, na qual é apresentado ao público o universo cultural dos rabequeiros e luthiers cearenses que sobrevivem da sua arte.

Museu do Ceará receberá exposição Sertão das Rabecas

Fruto de extenso trabalho do pesquisador e também curador, Gilmar de Carvalho, a exposição celebra e problematiza o Patrimônio Cultural Imaterial cearense presente nos saberes das rabecas. Será uma oportunidade também de conhecer estes toques de rabeca, em um dos principais espaços de pesquisa e história do Ceará.

Através da exposição das próprias Rabecas, das partes separadas da madeira que as constituem, de ferramentas de Luthier, de imagens de Luthieria, e de vídeos documentários que ressaltam a importância da música de rabeca, o público irá vivenciar um pouco do dia a dia dos rabequeiros e luthiers cearenses. A exposição está dividida em Luteria e Performance, tendo de um lado o trabalho e do outro a música tocada. "Este trabalho fala também ao visitante sobre temas como a acessibilidade, ou seja a Rabeca voltada para o lado educativo. Em Sertão das Rabecas nos preocupamos ainda em mostrar folguedos que são acompanhados pela Rabecas, tais como reisados, festas nos terreiros das fazendas, os mamulengos, apresentação de dramas, entre outros", destacou o curador.

A Exposição é composta por 9 rabecas, por fotos que destacam o ofício do Luthier, além dos 2 documentários: "Mestre Vino", Luthier de Irauçuba (feito pelos alunos de Gilmar – Helena Martins, Darwin Brandão, Igor Caracas, Chico Célio, com o apoio de Francisco Sousa – em 2008, com 15 minutos ) e outro documentário, realizado pelo IPHAN, em cidades como Ibiapaba, Pedra Branca, etc quando da premiação pela pesquisa sobre Rabecas, que ganhou o Prêmio Rodrigo Melo Franco, do IPHAN nacional, em 2014. A pesquisa envolve 184 rabequeiros.

Sertão das Rabecas traz ainda itens sonoros, sendo uma exposição bem completa e programada em uma maquete eletrônica, o que irá acrescentar bastante no estudo da Rabeca no Ceará

Serviço

Exposição Sertão das Rabecas – Curadoria Gilmar de Carvalho

Local: Museu do Ceará, a partir de 28/4, às 10h
Visitação de terça-feira a sábado, das 09 às 17h
Gratuito.