Maloca Dragão 2018 celebra o poder transformador da arte no Ceará

O festival multicultural apresenta mais de 150 atrações locais, nacionais e internacionais. Realizada no Centro Dragão do Mar e em mais de 20 pontos da Praia de Iracema e do Centro de Fortaleza, a Maloca Dragão tem a programação totalmente gratuita.

Maloca Dragão 2018 celebra o poder transformador da arte no Ceará

De 24 e 29 de abril de 2018, o Governo do Estado do Ceará realiza a 5ª edição da Maloca Dragão, o maior festival de artes do Brasil, com programação totalmente gratuita no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e em outros 20 pontos da Praia de Iracema e Centro de Fortaleza. Com o tema “As barricadas abriram caminho: 50 anos de maio de 68”, o festival convida o público a fazer uma reflexão sobre esse momento histórico e os seus desdobramentos nos dias atuais.

Surgida com o objetivo de celebrar o aniversário do Centro Dragão de Arte e Cultura, que comemora 19 anos no dia 28 de abril, a Maloca apresenta ao público centenas de atrações, entre shows, espetáculos cênicos de teatro, dança, circo, arte urbana, cultura popular, além de exposições, feiras de gastronomia, design e moda, lançamentos literários e sessões de cinema, debates e rodadas de negócios entre artistas e players de diferentes países. Durante seis dias, o festival traz mais de 150 apresentações, 90% delas cearenses, e tem a expectativa de receber um público total circulante de 500 mil pessoas. A programação completa pode ser conferida no site: www.malocadragao.org.br.

Entre os destaques desta edição, o lançamento da Maloca Futuro, uma rede de escolas criativas que vai abrir as portas do mundo da economia criativa para mais de 50 mil jovens cearenses, e o programa Conexões Maloca, mercado de negócios da Maloca Dragão que oportuniza um hub cultural do Ceará para o mundo e que, neste ano, além de promover um intercâmbio com renomados curadores e programadores de música, também trará convidados ligados às artes cênicas.

Conexões Maloca

O Conexões Maloca é o mercado de negócios da Maloca Dragão. Iniciativa única no Estado, o Conexões proporciona, durante o festival, o contato de atores do mercado da musica nacional e internacional com a mais recente produção musical cearense. O objetivo é promover um intercâmbio de experiências e impulsionar a circulação das produções do Ceará em novos palcos nacionais e estrangeiros. Chegando à quarta edição consecutiva, o Conexões Maloca tem fortalecido e aprimorado, a cada ano, as articulações com o mercado das artes e assim ampliado a projeção da produção cearense para outros públicos e palcos. A novidade deste ano é a realização de encontros com curadores e programadores de espetáculos cênicos.

Maloca Futuro

Feira da Rede de Escolas Criativas do Instituto Dragão do Mar que apresentará possibilidades de formação em artes e esportes em escolas mantidas pelo Governo do Ceará.

Artes Visuais

Depois de homenagear, em 2017, o fotógrafo Chico Albuquerque, a Maloca Dragão celebra, neste ano, a vida e a obra de Sérvulo Esmeraldo (1926-2017), artista visual nascido no Crato e que, em trajetória brilhante, tornou-se um dos principais nomes da arte contemporânea do Brasil, em especial da arte cinética. No dia 26 de abril, a partir das 19h, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará abre “Sérvulo Esmeraldo, o Artista Homenageado”, uma prévia de uma grande exposição que será aberta em maio, no Dragão. Com curadoria de Dodora Guimarães, a instalação traz vídeos, fotos, livros e catálogos sobre o Sérvulo Esmeraldo.

Além de percorrer brevemente a biografia de Sérvulo, a instalação trará a obra “La Femme Bateau”, recém-resgatada do mar da Praia de Iracema. Com acesso gratuito, a instalação poderá ser visitada até 06 de maio, de terça a domingo, das 9h às 19h (acesso até as 18h30) e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).

No dia 26 de abril, às 18h, o Dragão abre, na Multigaleria, “No Coração de Maio de 68”.

Fruto de parceria entre o IDM, a Aliança Francesa de Fortaleza, o Institute Français do Brasil e o Consulado Geral da França no Recife, a mostra apresenta 43 fotos inéditas do fotógrafo francês Philippe Gras e a série de dois documentários inéditos "Mai 68, un étrange printemps" (Maio de 68, uma primavera estranha), dirigida pelo historiador Dominique Beaux.

As visitações podem ser feitas até 06 de maio, de terça a domingo, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).

Ocupa Perifa

Contra o extermínio da juventude, coletivos de arte da periferia trazem à Maloca ainda mais vida, arte e cultura, ocupando o Pavilhão Atlântico do Poço da Draga e o Largo dos Tremembés com uma programação formada por saraus, discotecagens, rodas de conversa, workshop de passinho e reggae, performances e shows.

Maloca de Rua

A cultura de rua marca presença na Maloca Dragão 2018 com uma extensa programação realizada de 27 a 29 de abril, na rua Dragão do Mar, a partir das 20h. A cultura de rua será celebrada com treinos livres e campeonatos de skate, workshops, danças urbanas (street dance) e batalha de rima.

Serviço

Maloca Dragão 2018

De 24 a 29 de abril, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e em outros pontos da Praia de Iracema e do Centro
Acesso gratuito.
Programação completa