Juíza impede deputados e líderes políticos de visitar Lula

A juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, vetou a entrada de deputados da Comissão de Direitos Humanos, nesta segunda-feira (23). Além disso, todas as 23 solicitações de visita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram indeferidas.

Por Iberê Lopes

Comitiva Lula - Ricardo Stuckert

Na tentativa de reverter o processo de isolamento do qual Lula é vítima, a presidenta Dilma Rousseff (PT), Roberto Requião (PMDB) e a ex-ministra Eleonora Menicucci, entre outros, estiveram na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba. A comitiva permaneceu por mais de uma hora no local e não foi autorizada a conversar com o ex-presidente.

A presidenta Dilma Rousseff falou sobre a decisão no acampamento Lula Livre, que fica próximo ao prédio da PF, onde o líder petista está preso desde o dia 7 de abril. “Agora eu vou falar de preso político, porque eu fui uma”, disse aos manifestantes da vigília democrática.

“Em todas as condições, principalmente quando cumpre pena, como é o caso do Lula, tem vários direitos. É estarrecedor que coloquem o Lula em condições tão precárias. Precário não é só quando está acorrentado, mas quando segregam”, reforçou Dilma.

Foi igualmente criticado pelos membros da Comissão Externa da Câmara dos Deputados, criada na semana passada, o caráter político da negativa da magistrada para entrada das lideranças políticas e de deputados para acompanhar a situação de Lula na Superintendência da PF.

De acordo com o líder da Bancada Comunista, integrante do colegiado especial, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), a visita foi “arbitrariamente suspensa”. “Querem isolá-lo mas não vão conseguir. Somos milhões ecoando sua voz”, afirmou.

A comissão seria formada pelos deputados Paulo Pimenta (PT-RS), André Figueiredo (PDT-CE), Bebeto (PSB-BA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), José Guimarães (PT-CE), Ivan Valente (PSOL-SP), Orlando Silva (PCdoB-SP), Paulo Teixeira (PT-SP), Wadih Damous (PT-RJ) e Weverton Rocha (PDT-MA).

Para a vice-líder da Minoria na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a proibição de visita à Lula abre um sério confronto com o parlamento brasileiro. “Um Poder constituído e onde todos os seus membros foram eleitos pelo voto popular. A Câmara deve reagir imediatamente e iremos cobrar de sua presidência”, criticou Feghali pelas redes sociais.

O coordenador da Comissão Externa, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), comunicou aos outros 12 membros e ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que a inspeção está mantida para esta terça-feira (24), às 11h, com o objetivo de verificar as condições em que se encontra detido o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Se trata de prerrogativa constitucional da Câmara dos Deputados formar comissões externas para que averiguem condições carcerárias em todo o território nacional, inclusive na sede da Polícia Federal em Curitiba. A Comissão comunicou à juíza a data da realização da inspeção e lhe solicitou providências junto à Polícia Federal para viabilizar o acesso da delegação parlamentar”, pontuou Paulo Pimenta.

Vale lembrar que no dia 19 de abril, o Prêmio Nobel da Paz de 1980, o argentino Adolfo Perez Esquivel (1931) e o teólogo Leonardo Boff, ambos amigos do ex-presidente, foram barrados e ficaram aguardando do lado de fora da sede da Polícia Federal, em Curitiba.

Em vídeo postado na página oficial de Lula no Facebook, Leonardo Boff demonstrou indignação com a prisão, mas se disse cheio de esperança com a presença dos movimentos sociais e da população na capital paranaense. “E ela [esperança] vai tirar você dessa exclusão e vai levar você ao lugar que te pertence: o meio do povo”, declarou Boff.

Entre os 23 pedidos de visita ao ex-presidente Lula que foram negados pela juíza Carolina Lebbos na tarde desta segunda está o do diplomata e ex-ministro da Defesa Celso Amorim e do escritor Raduan Nassar. Confira a lista:

Dilma Rousseff, ex-presidenta da República

Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência pelo PDT

Adolfo Pérez Esquivel, vencedor do Nobel da Paz em 1980

Gleisi Hoffmann, senadora pelo PT e presidenta nacional do partido

Zeca Dirceu, deputado federal (PT-PR)

Eduardo Suplicy, vereador pelo PT em São Paulo e ex-senador

Carlos Lupi, presidente do PDT

André Figueiredo, líder do PDT na Câmara

Marianna Dias, presidenta da UNE (União Nacional dos Estudantes)

Pedro Gorki, presidente da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas)

Luiz Marinho, ex-ministro de Lula e pré-candidato do PT ao governo de São Paulo

Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara

Wadih Damous, deputado federal (PT-RJ)

Celso Amorim, diplomata e ex-ministro da Defesa

Luiz Carlos Bresser Pereira, economista e cientista político

Luiz Gonzaga Belluzzo, economista e professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

Eleonora Allgayer Canto de Lucena, jornalista e ex-diretora-executiva do jornal Folha de S. Paulo

Edson Luis de França, professor

Guilherme de Oliveira Estrella, geólogo e ex-diretor da Petrobras

Márcia Lellis de Souza Amaral, cineasta

Maria Victoria de Mesquita Benevides, socióloga e professora da USP (Universidade de São Paulo)

Raduan Nassar, escritor, autor de obras como Lavoura Arcaica (1975)

João Ricardo Oliveira Munhoz, estudante