CTB elege cerca de 70% dos delegados goianos pra o CONFASUBRA

Os(as) trabalhadores(as) técnico-administrativos(as) em educação (TAEs) das Instituições Federais de Ensino (IFEs) de Goiás encerraram hoje (24/04), o processo de escolha dos delegados que irão representar o estado no XXIII Congresso da Fasubra. Ao todo, sete assembleias foram realizadas pelo SINT-IFESgo para contemplar os TAEs da UFG, IFG e IF Goiano, conforme consta em edital que pode ser conferido aqui.

CTB-GO elege cerca de 70% dos delegados goianos pra o CONFASUBRA
A última assembleia foi realizada no auditório da Faculdade de Educação da UFG e elegeu 10 delegados. Duas chapas se inscreveram no processo: Chapa 1 – CTB e Chapa 2 – Oposição Unificada. A eleição, conforme regimento da Fasubra, é proporcional e as duas chapas que pleitearam a representação dos TAEs goianos elegeram seis e quatro delegados, respectivamente. Somando-se os resultados das demais assembleias, a chapa 1 elegeu 11 delegados e a chapa 2 elegeu 5.

Além da escolha de delegados para o Congresso da Fasubra, as assembleias tiveram como pauta ainda os processos de insalubridade e as ações jurídicas em andamento.

O congresso

O CONFASUBRA é a instância máxima de deliberação da FASUBRA e deve ser realizado a cada dois anos, de acordo com o Estatuto. O congresso é soberano para deliberar sobre qualquer proposta, desde que esteja incluída no temário do evento. Também é permitida a participação de convidados e observadores, porém, sem direito a voto. A 23ª edição acontecerá entre os dias 6 e 11 de maio, em Poços de Caldas – MG.

Teses

As teses e o regimento do congresso já estão disponíveis no link. O documento contém propostas de alcance nacional, sobre aspectos relevantes em nível local, estadual e internacional. Ao todo serão apresentadas pelos grupos nove proposições para defesa e discussão.

Discussão central

Na mesa central serão discutidos temas como a conjuntura nacional e internacional, Educação, o Projeto Universidade Cidadã e Hospitais Universitários, opressões (mulheres, LGBT, raça e etnia). A alteração estatutária e prestação de contas também serão apresentados. Após, ocorre a eleição da Direção Nacional e Conselho Fiscal.

Mesas Temáticas

Os temas específicos para discussão durante o congresso serão a organização e estrutura Sindical, as relações de trabalho, 100 anos da Revolução Russa e da primeira greve geral no Brasil (1917), assuntos de aposentadoria e aposentados (as). A comunicação contra hegemônica, universidades estaduais e municipais, raça e etnia, mulheres, LGBT e hospitais universitários (HUs) também serão discutidos.

Com informações de SINT-IFESgo