Aécio começa a ser rifado por tucanos após decisão do STF

Líder do golpe de 2016, Aécio Neves já não tinha muito espaço dentro do ninho tucano. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, que o tornou réu por corrupção, o senador por Minas Gerais está sendo rifado pelos seus correligionários.

Aécio e Temer - Reprodução

O ex-governador de São Paulo e ex-vice-presidente nacional do PSDB quando Aécio era o presidente da legenda, Alberto Goldman, defende que o partido reveja a candidatura dele ao Senado Federal nas eleições gerais deste ano.

Para Goldman, a decisão do STF traz um desgaste político ao PSDB e carregar Aécio nas costas só trará mais desgaste, principalmente num ano eleitoral.

"Uma candidatura majoritária de Aécio não me parece conveniente nessas eleições", disse, reforçando que Aécio perdeu a liderança nacional. "Se esvaiu, sua posição no PSDB ficou fragilizada", avaliou.

Outros tucanos endossaram o discurso de Goldman, inclusive o ex-governador Geraldo Alckmin, que já sofre para emplacar a sua candidatura à presidência e acredita que a situação de Aécio só aumenta o desgaste para a sua campanha.

Alckmin, que também é presidente nacional da legenda, diz que Aécio é quem decidirá sobre seu futuro político. Mas, nos bastidores, há um movimento para tentar descolar esse episódio do partido como um todo, caracterizando-o com um problema pessoal do senador mineiro e não um modus operandi do PSDB. "É um episódio individualizado, que não atingiu o partido em sua totalidade, mas do ponto de vista político trouxe um desgaste", afirmou Goldman em entrevista à Rádio Eldorado.

"O partido não tem culpa (do que ocorreu), mas sofreu um desgaste e vamos sofrer com isso na campanha", justificou Goldman.

Recordar é viver

Na gravação feita pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, com o senador e líder do governo de Michel Temer, o senador Romero Jucá (PMDB), em 2016, antes do impeachment, o senador peemedebista diz que “caiu a ficha” de líderes do PSDB sobre o potencial de danos que a Operação Lava Jato, que os golpistas insuflaram, poderia causar.

“Todo mundo na bandeja para ser comido”, disse o senador. Sérgio Machado, que foi líder do PSDB no Senado antes de se filiar ao PMDB, diz que “o primeiro a ser comido vai ser o Aécio“. E ainda acrescenta: “O Aécio não tem condição, a gente sabe disso, porra. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei de campanha do PSDB…”.