George Valentim considera prisão de Lula desrespeito à democracia

O deputado estadual George Valentim (PCdoB) considerou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa da última quinta-feira (12), a prisão do ex-presidente Lula como um desrespeito ao que está posto na Constituição Federal de 1988. “Muitas gerações lutaram para estabelecer o que está na Constituição, e é muito claro quando trata de direitos e garantias fundamentais”, argumentou.

George Valentim

Segundo o deputado, a Constituição diz que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. “Ninguém pode ser privado da liberdade enquanto houver recursos para serem analisados, e isso é de uma clareza solar”, avaliou.

Para ele, chama a atenção que a Suprema Corte do País, que deveria defender o legado e o que preceitua a Carta Magna vigente no País, tenha um entendimento diferente do que prevê a Constituição.

“Solidarizo-me com o ex-presidente Lula nesse caso emblemático de desrespeito à democracia. Não discuto aqui se houve ou não motivo na sentença dele, mas o que está em jogo é a defesa do regime democrático de direito e a imagem que está sendo construída do Brasil mundo afora”, salientou George Valentim.

Para o deputado “o povo brasileiro não vai aceitar de forma pacífica que tantas gerações que defenderam a democracia sejam desrespeitadas ao não poderem contar com um dos maiores líderes políticos da América Latina no processo eleitoral deste ano”.