Defesa da democracia e Lula marca filiação de João Paulo ao PCdoB-PE

Tendo como pano de fundo a defesa da democracia e do ex-presidente Lula e a solidariedade ao Partido dos Trabalhadores, diante da ordem de prisão de Lula decretada ontem pelo juiz Sérgio Moro, o ato de filiação do ex-prefeito do Recife João Paulo Lima e Silva ao PCdoB, reuniu as principais lideranças e militantes do partido e representantes de centrais sindicais em Pernambuco, na manhã desta sexta-feira (6), na sede do Comitê Estadual. 

Defesa da democracia e Lula marca filiação de João Paulo - Divulgação Assessoria Luciana

“Estamos aqui para registrar um acontecimento histórico, de grande significado, não para o PCdoB, mas para o povo brasileiro”, disse o ex-prefeito de Olinda e dirigente estadual e nacional, Renildo Calheiros, para o auditório lotado, ao iniciar o evento. “Nós estamos no meio de uma luta muito importante no Brasil. Foi um processo antidemocrático que afastou uma presidenta legitimamente eleita da Presidência da República, iniciou um golpe e esse golpe até hoje não parou”.

Renildo destacou ainda que, “além de desmontar um governo constituído legitimamente pelo povo querem ainda construir um símbolo negativo. Num país como o Brasil onde desde que nascemos se escuta falar de corrupção querem apresentar Lula ao Brasil e ao Mundo como símbolo da corrupção num processo eivado de irregularidades, numa perseguição política aberta”, ressaltou o dirigente comunista, reiterando a solidariedade ao ex-presidente e a certeza de que o PCdoB lutará ao lado de Lula neste momento. “Essa é a nossa luta é a nossa democracia”.

Sobre a filiação do ex-prefeito do Recife e ex-dirigente do Partido dos Trabalhadores, João Paulo, ao PCdoB, Renildo enfatizou a “alegria e a felicidade” de recebê-lo nos quadros do partido. “Trata-se de um militante da esquerda mais expressiva e não tenho nenhuma dúvida de que dos estados populares saídos do seio do nosso povo João Paulo é a liderança política mais importante de Pernambuco. Sua filiação nos enche de orgulho”.

Reforço à luta

O vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional do PCdoB, Luciano Siqueira, destacou em sua fala os fortes laços de amizade que os une. “Sempre que João Paulo e eu nos encontramos é um encontro de muita amizade, de muito afeto, uma relação construída há muitos anos. Nos anos 1980, eu era deputado estadual e João Paulo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos. Uma fase de mudanças na conjuntura política, de expansão dos movimentos grevistas, em que como deputado estadual fui muitas vezes às portas das fábricas chamado pelo companheiro João Paulo, que conduzia os piquetes e o enfrentamento à repressão policial que se abatia sobre os trabalhadores naquele período”.

Luciano lembrou ainda da trajetória percorrida por ambos desde então até o ano de 2001, quando João Paulo se elegeu prefeito do Recife, tendo o comunista como vice-prefeito, parceria que se repetiu na reeleição de ambos para administrar a cidade entre 2005 e 2008. “Eu sempre digo que fui privilegiado por estar durante oito anos ao lado de João Paulo prefeito porque ele me fez trabalhar muito, num gesto de confiança e camaradagem”.

Luciano fez questão de destacar a satisfação de o ex-prefeito do Recife no PCdoB e os laços que unem o novo camarada e o partido. “Penso, que nesse registro feito aqui, singelo, mas uma demonstração de afeto, de quanto João Paulo é bem recebido, querido, que reforça a nossa luta, a luta do povo de Pernambuco, vindo agora às nossas fileiras, precisamos também registrar que ingressa no partido esse companheiro que se converteu em patrimônio da luta do povo brasileiro. São anos de dedicação, desde a Ação Católica Operária aos dias de hoje sempre vinculado aos trabalhadores e ao povo simples da nossa cidade”.

Luciano lembrou ainda dos laços que unem o novo comunista ao partido, citando como exemplo as atuações dele (JP) e de Luciana Santos na Assembleia Legislativa de Pernambuco e na Câmara de Deputados nas mesmas legislaturas.

Firme na luta

A deputada federal e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, também comemorou a chegada de João Paulo ao PCdoB, ressaltando que se trata de uma importante contribuição às fileiras militantes do partido. “João Paulo é a principal liderança de massa de Pernambuco, que sempre cumpriu de maneira exemplar todos os desafios que lhe foram dados. Seja muito bem-vindo e como aprendi com você, Firme na luta!”.

Luciana falou ainda sobre a ordem de prisão contra Lula emitida na tarde de quinta-feira (5). Para ela, é um dia de resistência e luta, “porque estamos diante de mais uma etapa do golpe de Estado”. “Foi decretada injustamente a prisão do maior líder popular da América Latina. Não tem provas e foi completamente fora de qualquer padrão do devido processo legal”, frisou.

Desejo de contribuir

Em seu discurso, o ex-prefeito do Recife falou da alegria de se filiar ao PCdoB e da vontade de contribuir o máximo que puder. “Quero contribuir com a minha experiência, mas muito mais com a experiência de vocês. A minha história com o PCdoB é muito antiga, nós só não estivemos na mesma filiação partidária”.

Segundo João Paulo, “estamos vivendo um momento difícil que remete ao período da ditadura militar, mas hoje, no PCdoB, posso contribuir mais com a luta de Lula. O momento exige de nós muita paciência e estratégia, mas acima de tudo exige muita unidade. A nossa unidade neste momento é fundamental para que a gente possa avançar. Com muita alegria que chego e quero do fundo do coração contribuir para que possamos ver acima de tudo o povo feliz, ter a liberdade de Lula, garantir a eleição. Vamos pra luta!”, disse João Paulo.

Ação popular

João Paulo Lima e Silva é economista. Iniciou sua militância durante a ditadura nos movimentos juvenis como a Juventude Operária Católica (JOC), e posteriormente, na Ação Católica Operária (ACO). Operário metalúrgico se engajou no movimento sindical; foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco, que, na época, chegou a contar com 10 mil filiados, e se tornou o primeiro presidente da Central Única de Trabalhadores no estado (1988). Foi vereador do Recife no mesmo ano. É um dos fundadores da CUT Nacional.

Foi deputado estadual por três mandatos (1990 – 1998), sendo o deputado mais votado de Pernambuco em duas dessas eleições; e deputado federal de 2010 até janeiro de 2015.João Paulo foi prefeito do Recife por dois mandatos (2001-2004 e 2005-2008).  

Além das presenças de Luciana Santos, Renildo Calheiros e Luciano Siqueira, o ato contou com a participação do presidente do Comitê Estadual, Alanir Cardoso; do vereador comunista Almir Fernando; do presidente do Comitê Municipal do Recife, José Bertotti; do presidente da CTB – Pernambuco, Helmilton Beserra; entre outros.

Audicéa Rodrigues
Do Recife