Venezuela vai usar sua criptomoeda para negociar com outros países

A Venezuela é o primeiro país do mundo a usar criptomoeda. Pioneiro ao criar a Petro, o presidente Nicolás Maduro tomou uma decisão que chacoalhou o mercado financeiro mundial, pego de surpresa. Já na estreia da pré-venda as criptomoedas foram um sucesso e agora o país começa a implementar este método em suas negociações financeiras externas.

Petro Criptomoeda Nicolás Maduro - Efe

Especialistas fazem prognósticos de que a venda da criptomoeda Petro pode ser a salvação da economia venezuelana, em crise há mais de um ano devido à desestabilização política provocada pela direita. Mas agora, ao usar a cripnomoeda para negociar com outros países, Caracas dá mais um passo rumo à sua soberania financeira.

Nesta semana o ministro do Comércio Exterior, José Vielma Mora, anunciou que o país vai usar a Petro para pagar a Rússia por componentes automotivos, entre eles peças, pneus e baterias, além da fabricação de veículos da montadora russa Kamaz, em solo venezuelano.

Por outro lado, de acordo o ministro venezuelano, a Rússia tem interesse em comprar aço, alumínio, flores, café e cacau da Venezuela.

Lançada por Nicolás Maduro em 2017, a criptomoeda estatal é lastreada em petróleo. Segundo Maduro, a Petro arrecadou US$ 1 bilhão em seus dois primeiros dias.

A Venezeula também pretende lançar uma criptomoeda lastreada em ouro e outras em metais preciosos, afirmou Maduro em fevereiro.